terça-feira, 14 de junho de 2016

Alunos da Escola Secundária da Lagoa vencem Concurso “Açores: Mar de Culturas”

O grupo de alunos da Escola Secundária da Lagoa constituído por Álvaro Borges, Diogo Amaral e Tiago Couto venceu a terceira edição do Concurso “Açores: Mar de Culturas”, anunciou hoje o Governo dos Açores.

A iniciativa, promovida pela Direção Regional das Comunidades, visou promover um maior conhecimento das migrações nos Açores, na dupla vertente da emigração e imigração, assim como sensibilizar os jovens para a importância e relevância socioeconómica e cultural das migrações.

O concurso, realizado durante o ano letivo em curso, destinou-se a todos os alunos do 10.º e do 11.º ano, bem como dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores.

O trabalho vencedor, intitulado “Açores: dinâmicas de idas e vindas das gentes”, abordou, em formato de reportagem jornalística, as diferentes questões inerentes ao processo migratório, a sua evolução na Região em contexto de globalização e a sua interação com as sociedades de acolhimento.

Para o efeito, os alunos entrevistaram imigrantes que residem no arquipélago, emigrantes açorianos e instituições que trabalham nesta área.

O concurso pretendia que os alunos, organizados em grupos de três e sob a orientação de um professor, apresentassem um trabalho em vídeo relacionado com a temática das migrações, sob a forma de reportagem jornalística, sem descurar a parte histórica e criativa.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por um júri composto por Célia Pereira, do Gabinete de Apoio ao Migrante da Cresaçor, Herberto Gomes, da RTP Açores, Luís Silva, da Associação dos Emigrantes Açores, Manuel Bernardo Cabral, realizador, Paulo Mendes, da Associação dos Imigrantes dos Açores, e Telma Silva, da Direção Regional das Comunidades. 

Com este projeto, os jovens alunos pretenderam dar a conhecer os processos de integração dos imigrantes nas ilhas, bem como dos Açorianos que emigraram para vários destinos do mundo, promovendo, assim, a interculturalidade e divulgando a ligação afetiva entre os Açorianos residentes e emigrados.

Os alunos vencedores, conjuntamente com a professora responsável pelo projeto, Ana Isabel Moniz, ganharam uma viagem ao Brasil, onde terão a oportunidade de conhecer a cultura e as tradições de um país onde se encontra uma das principais comunidades de emigrantes Açorianos e seus descendentes e tem, ao mesmo tempo, uma das comunidades de imigrantes mais representativa nos Açores.

A visita ao Brasil será organizada pela Direção Regional das Comunidades em colaboração com as Casas dos Açores de São Paulo e de Santa Catarina.



GaCS

Sem comentários: