quarta-feira, 1 de junho de 2016

Governo dos Açores contratualiza entrada em funcionamento de duas novas respostas sociais dirigidas à população idosa

A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou, durante a visita estatutária do Governo dos Açores a São Jorge, dois contratos de cooperação valor-cliente, permitindo, assim, a duas instituições desta ilha assegurar o funcionamento de um Centro de Dia e de um Centro de Noite.

“No total, as instituições receberão um apoio público de quase 80 mil euros para assegurar a disponibilização destas respostas, concretizando, desta forma, a estratégia do Governo dos Açores de desenvolvimento de respostas sociais especializadas e de proximidade, adiando o acolhimento dos idosos e permitindo-lhes permanecer nas suas comunidades de origem e junto das suas famílias,” afirmou Andreia Cardoso.

O Centro de Noite, assegurado pelo Instituto de Santa Catarina, criará um serviço com capacidade de resposta para oito utentes, recebendo um apoio anual de cerca de 46 mil euros.

Por seu lado, o Centro de Dia será assegurado pela Santa Casa da Misericórdia da Calheta, que disponibilizará 20 vagas e receberá um apoio público na ordem dos 33 mil euros.

“Isto demonstra que o Governo dos Açores está atento e vigilante, garantindo as condições para responder de forma eficaz, célere e diferenciada às necessidades que vão surgindo nos vários concelhos”, salientou a Secretária Regional.

Para Andreia Cardoso, esse é o principal motor de todas as reestruturações e requalificações de que tem sido alvo a Rede Regional de Equipamentos Sociais, frisando que “é esse o intuito com que desenvolvemos o nosso trabalho diariamente, responder às necessidades dos Açorianos à medida que elas se apresentam e da forma que melhor se lhes adequa”.



GaCS

Sem comentários: