quinta-feira, 2 de junho de 2016

Museu Francisco Lacerda expõe "Tecelagem em S. Jorge - Entre Colchas"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco Lacerda, promove a 6 de junho, na Casa dos Tiagos, no Topo, a abertura da exposição “Tecelagem de São Jorge – Entre Colchas”, com a qual se pretende dar a conhecer esta riquíssima herança do património cultural jorgense.

A presença da tecelagem ficou profundamente ligada não só aos tecidos de lã para vestimenta, mas também aos decorativos, que originaram as inúmeras mantas e colchas que se encontram por toda a ilha de São Jorge e que, passando de uma geração a outra, persistiram no tempo.

As colchas de “ponto alto ou laças puxadas” são as que melhor representam a tecelagem desta ilha e encontram-se espalhadas um pouco por todo o mundo, com maior destaque no continente, Canadá e EUA.

Esta exposição, composta por colchas do espólio do Museu, algumas com mais de 100 anos, pode ser visitada entre as 09H00 e as 12H00 e as 14H00 e as 16H00, de segunda a sexta-feira, até dia 15 de julho.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt



GaCS

Sem comentários: