
O Presidente do Governo dos Açores presidiu hoje, em Ponta Delgada, à cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração para a realização de uma exposição de arte açoriana na Galeria do Rei D. Luís I, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
O acordo foi oficializado entre a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura (DRaC), e o Instituto dos Museus e da Conservação – I.P. (IMC)
A cerimónia contou com as presenças, para além de Carlos César, da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, do Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, e do director do Instituto dos Museus e da Conservação, João Carlos Brigola.
Falando na ocasião, Jorge Bruno começou por afirmar que este acordo “consubstancia, um contributo para a concretização de um objectivo político do X Governo Regional dos Açores que respeita à divulgação e promoção da cultura açoriana fora das fronteiras da Região”.
Para o director regional, o incremento do conhecimento dos Açores no exterior, neste caso na vertente cultural, “constitui mais uma alavanca para o seu progresso e desenvolvimento”.
Por outro lado, sublinhou, “interessa ao Governo dos Açores prosseguir na constante acção de defesa do património cultural regional, harmonizando-a com estratégias de promoção e divulgação que possibilitem, cada vez mais, o conhecimento, o estudo e a investigação dos seus contextos, intérpretes e bens culturais resultantes do viver nestas ilhas”.
Jorge Bruno salientou, também, a importância da colaboração entre a DRaC e o IMC, dada “a convergência das missões e competências” atribuídas aos dois organismos, numa “já longa e sempre profícua relação de cooperação por que se tem pautado o relacionamento entre estas duas instituições”.
Sobre a exposição, o Director Regional anunciou que foi decidido apresentar ao público uma mostra de arte contemporânea, seleccionada a partir da colecção que “tem vindo – e continua a ser –, progressivamente constituída” com a finalidade de integrar o acervo do futuro «Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas».
A mostra, projectada para decorrer entre os meses de Outubro de 2011 e Janeiro de 2012, “reflectirá e colocará em confronto a produção artística operada por criadores da Região com outros do exterior” e integrará diversas formas de expressão e suportes, disse ainda Jorge Paulus Bruno.
GaCS/FA
Sem comentários:
Enviar um comentário