
O Presidente do Governo dos Açores deu particular ênfase à associação da inauguração da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo com a revolução de 5 de Outubro e a comemoração do centenário da implantação da República.
Falando, esta tarde, no decorrer da cerimónia inaugural daquele estabelecimento de ensino – em que esteve também presente, a seu convite, a Ministra da Cultura, a açoriana Gabriela Canavilhas –, Carlos César afirmou que o significado do acto assentava na “gesta republicana que desde logo associou a liberdade e a cidadania à capacitação dos portugueses.”
Relacionando, igualmente, a formatação do ideário republicano em Portugal com “gente açoriana esclarecida e determinante”, que nessa formatação deixou “a marca genética açoriana”, evocou os nomes de Teófilo Braga e de Manuel de Arriaga, que ocuparam os lugares cimeiros de Presidente da República e também de chefe do Governo Provisório, no caso de Teófilo Braga.
Ora, como também sublinhou, a capacitação dos portugueses seria tanto maior quanto maior fosse o nível de instrução dos cidadãos, conceito que os republicanos materializaram com a criação, num só ano, de cerca de mil escolas primárias, e com a laicização do ensino e a formação de professores.
Para Carlos César, “a inauguração das novas instalações da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo insere-se, pois, na mesma decorrência de preocupações de criação das melhores condições para a actividade educativa.”
Realçando que a Educação continua a ser uma aposta decisiva nos Açores actuais e, de forma mais intensa, nesta última década, revelou que “só nesta Legislatura, entre 2008 e 2012, prevemos concretizar um investimento em construções escolares superior a cento e quarenta milhões de euros, quer na grande reparação e ampliação de instalações já existentes, quer na construção de raiz de novos edifícios, todos eles equipados e dotados das condições apropriadas à prática de um ensino de qualidade e à adequada cobertura do território nos diversos graus de ensino.”
O Presidente do Governo frisou igualmente que estão a decorrer, ou serão iniciados ainda neste ano lectivo, projectos pedagógicos importantes para todo o sistema educativo e para a sociedade açoriana.
Referiu a Educação para o Empreendedorismo, a Educação para a Saúde e o Plano Regional de Leitura, mas sublinhou que o Governo continua a apostar fortemente na oferta de vários percursos formativos e, por isso, tem soluções próprias a nível regional, como os cursos do PROFIJ, o Programa Oportunidade, o ensino recorrente, o ensino mediatizado e o Programa Reactivar.
“Com estes diferentes itinerários no sistema educativo esperamos contribuir para a melhoria e o prosseguimento da escolaridade, seja na via do secundário regular, do ensino superior, ou do acesso a cursos que conferem qualificação profissional”, disse Carlos César.
Havendo, como reconhece, ainda muito a fazer – mesmo, por exemplo, “no combate ao abandono escolar, em que a nossa tarefa tem sido bem sucedida, uma vez que a taxa de alunos que deixam o sistema educativo obrigatório antes do tempo é já residual” –, o governante convoca todos, escola pública e famílias, devendo estas reconhecer o valor da escola e da formação para o futuro pessoal e profissional, especialmente dos seus jovens.
“Se a comemoração do primeiro centenário da República tem por objectivo unir os cidadãos em torno de símbolos e de valores susceptíveis de contribuir para a unidade e a coesão nacionais, bem como para o aperfeiçoamento da humanidade, devemos então, todos, tudo fazer para aprestarmos as novas gerações no caminho da fraternidade progressista. São esses os conteúdos mais relevantes de investimentos como o que estamos neste preciso momento a celebrar”, acentuou o Presidente do Governo.
A remodelação e ampliação Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, num investimento de 12 milhões de euros, implicaram a demolição de áreas já existentes e a construção de dois novos edifícios: um destinado ao 2º e 3º ciclos e outro para o ensino secundário, com uma capacidade total para cerca de mil alunos.
Os novos espaços escolares compreendem vinte salas de aula, laboratórios, auditório, salas de ensino específico, refeitório, pavilhão desportivo e áreas exteriores. Uma parte destas funcionalidades, como são os casos do auditório e das infra-estruturas desportivas, fica igualmente ao dispor da comunidade local, reforçando-se, desse modo, a disponibilidade de equipamentos colectivos e a interacção da escola com o meio social envolvente.
Para além desta escola, o concelho ficará, ainda neste ano lectivo, com mais uma nova infra-estrutura – a Escola Básica e Integrada de Ponta Garça –, igualmente dotada de modernos espaços e equipamentos.
Ainda no que concerne ao parque escolar do 1º ciclo do concelho de Vila Franca do Campo perspectiva-se, a curto prazo e com o apoio do Governo, a sua requalificação, tendo o Governo reservado já os fundos necessários à construção de novas instalações para a Escola Profissional de Vila Franca.
GaCS/CT
Sem comentários:
Enviar um comentário