quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Parque automóvel dos Açores é dos mais recentes e renovados do país



O parque automóvel dos Açores atingiu os 116 mil veículos em 2009, o que representa uma média de 48 por cento dos açorianos que possui viatura própria. Do universo total dos veículos, 25 por cento têm menos de cinco anos, o que coloca os Açores como uma das regiões do País com o parque automóvel mais recente.

Outro dado estatístico que consta do Relatório do Parque Automóvel da Região Autónoma dos Açores em 2009, agora revelado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, comprova que, ao contrário do que se tem assistido no continente, nos Açores o crescimento médio do parque automóvel seguro foi de dois por cento, superior ao período homólogo. 2008 registou uma subida de 0,9 por cento.

O mesmo documento demonstra que na ilha de São Miguel estão 50 por cento da totalidade dos veículos, 58 mil, seguida da ilha Terceira com 28 mil carros. Ambas detêm 75 por cento do total do parque de veículos dos Açores.

A ilha do Faial, com 8.624, e do Pico, com 7.609, são as restantes ilhas com maior número de viaturas.

Segundo os números analisados pela tutela, é na ilha de São Jorge que reside o maior número de carros por habitante, seguida do Faial, Santa Maria e das ilhas Terceira, Pico e Flores.

Refira-se que dos 116.306 veículos, 86 por cento são ligeiros, 8 por cento motociclos e ciclomotores e os restantes 6 por cento as restantes categorias. Da totalidade do parque automóvel, 25 por cento têm menos de cinco anos, 41 por cento possuem entre 5 e 10 anos e apenas 34 por cento têm mais de dez anos de idade.

Estes valores colocam os Açores ao lado de Lisboa como as zonas do País com menor número de veículos com mais de 10 anos e coloca a Região como a segunda com a maior percentagem de veículos até cinco anos.

No relatório conclui-se que, em termos globais, os Açores são uma das regiões com o parque automóvel mais recente em termos de idade, superando em todos os escalões etários a média nacional.


GaCS/FA/VS

Sem comentários: