segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Subprograma “Jovens Estudantes” arranca hoje


O subprograma “Jovens Estudantes”, arrancou hoje com 210 jovens colocados em 113 projetos, o que significa um aumento relativamente ao ano passado de 96,2% no número de colocados e de 54,8 % no número de projetos.



Para o diretor regional da juventude, Bruno Pacheco, este aumento revela que “apesar da conjuntura, os números deste ano demonstram o esforço que o Governo dos Açores tem feito para consolidar a oferta de programas de educação não formal”.


Bruno Pacheco disse ainda que “O OTL/J, nomeadamente a vertente de “Inverno”, é algo que acreditamos ser uma mais-valia para os jovens que o frequentam pois, por essa via, adquirem competências que podem ser importantes na definição do percurso académico”.


O subprograma que compreende as áreas de turismo; administração e secretariado; investigação científica e novas tecnologias de Informação e Comunicação conta “Com um investimento estimando os 126 mil euros, num montante global estimado para 2012 de cerca de 900 mil euros”. Com isto “ podemos vislumbrar o esforço financeiro dedicado pelo Governo” completou o diretor regional da juventude.


A mobilização dos jovens estudantes para uma ocupação útil dos seus tempos livres, como a execução de tarefas que possibilitem a satisfação de interesses científicos e para ações de animação sociocultural, são alguns dos objetivos do subprograma, bem como a promoção, divulgação e o levantamento do património histórico-cultural.


“Jovens Estudantes” destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos matriculados no ensino secundário, ou equiparado, no máximo em três disciplinas, e a jovens que, tendo concluído o ensino secundário, em qualquer das suas modalidades, não tenham ingressado no ensino superior.


O subprograma destina-se também a jovens estudantes do ensino superior, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos com uma carga letiva semanal não superior a 20 horas e que não tenham usufruído deste subprograma, enquanto alunos de um curso do ensino superior, em dois anos consecutivos.


O subprograma “Jovens Estudantes” tem a duração máxima de cinco meses e decorre entre a primeira semana do mês de janeiro e a ultima de maio.



GaCS

Sem comentários: