quinta-feira, 3 de abril de 2014

Piedade Lalanda destaca importância de conceitos básicos de economia doméstica

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que o Governo dos Açores pretende estender a outras ilhas do arquipélago a ação de formação sobre 'Boas Práticas de Poupança', que decorreu hoje na Lagoa, em São Miguel.

A iniciativa, segundo Piedade Lalanda, pretende recordar “conceitos básicos de economia doméstica que podem fazer a diferença na qualidade de vida das famílias”, facultando “instrumentos para que possam autonomamente gerir os recursos que possuem, sejam muitos ou poucos”.

Para a responsável pela pasta da Solidariedade Social, “esta aprendizagem é necessária a todas as pessoas, independentemente do nível socioeconómico, para garantir a sua autonomia”.

“Todos nós deveríamos saber gerir os nossos recursos”, frisou a Secretária Regional, salientando que esta ação de formação visa “ajudar as famílias, com base nos recursos que recebem ou têm, a ter uma vida com maior qualidade”.

Nesse sentido, são disponibilizados princípios de boa gestão e os serviços de acompanhamento e aconselhamento da Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento (UATE).

“Há ajudas que se podem transmitir às pessoas para que tenham, sobretudo, maior consciência do seu orçamento familiar, quais são as suas receitas e que despesas têm, tendo o cuidado de dar prioridade às despesas que são necessárias para a sobrevivência do agregado familiar”, afirmou Piedade Lalanda.

A ação hoje realizada insere-se num calendário de ações dirigidas aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, aos jovens estudantes e à comunidade em geral, visando ajudar os agregados familiares, sobretudo num contexto de maior dificuldade financeira, a gerir os seus recursos financeiros.

Esta iniciativa resulta de um protocolo entre a Cresaçor e a UATE, do Instituto de Segurança Social dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social.


Anexos:
2014.03.04-SRSS-AçãoFormaçãoBoasPráticasPoupança.MP3
GaCS

Sem comentários: