quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Índice de Atividade Económica dos Açores atinge valor mais alto do que a média do país

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou-se hoje satisfeito com a evolução positiva de vários indicadores que apontam para uma retoma económica sustentada na Região.

Sérgio Ávila salientou a subida de 1,1 pontos percentuais do PIB regional em 2014, que frisou ser “a maior do país”, e sublinhou que, em 2015, essa tendência continuou a verificar-se.

“Saiu agora o Índice de Atividade Económica até novembro de 2015 e, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os Açores tiveram um crescimento de 3,8 por cento, significativamente acima do que se verificou no país, onde esse incremento foi de 2,7 por cento”, afirmou.

Sérgio Ávila falava, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura de um protocolo com a INSCO, através da qual esta empresa vai passar a vender nos seus espaços comerciais mais produtos com o selo da Marca Açores, agora na área das carnes.

O Índice de Atividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da atividade económica.

As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a "Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transacionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.


GaCS

Sem comentários: