sábado, 14 de maio de 2016

Espírito da Abordagem LEADER é “catalisador de inúmeras ações desenvolvidas a nível local”, afirma Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, na sessão de abertura do 1.º Encontro de Desenvolvimento Local de Base Comunitária realizado em Portugal, que o “espírito da Abordagem LEADER constitui-se como catalisador de inúmeras ações desenvolvidas a nível local”.

“Uma filosofia com que o Governo dos Açores se identifica e promove, afetando a esta medida e em cada período de programação, verbas que permitem aos Grupos de Ação Local (GAL) desenvolver as suas estratégias e agregar associações e outras entidades para a sua prossecução”, frisou Luís Neto Viveiros.

Para o Secretário Regional, “pensar o mundo rural, nomeadamente ao nível da qualidade de vida das suas populações, é perspetivar as políticas públicas para territórios que cada vez mais exigem – e bem – as respostas adequadas por parte de quem governa”.

Mas é também, frisou Neto Viveiros, “convocar parceiros, envolver e incentivar a iniciativa dos agentes locais e das suas populações”, acrescentando que o Governo dos Açores acredita “na capacidade e no engenho dos Açorianos de empreenderem e desenvolverem projetos”, contribuindo “com as suas aptidões de trabalho, iniciativa e apego às suas ilhas para a qualidade de vida e bem-estar das comunidades em que se inserem”.

“Sabemos que o Povo Açoriano construiu a sua identidade no espírito de partilha que anualmente celebramos no Dia da Região e, mais uma vez, vamos comemorar na próxima segunda-feira”, salientou.

Na sua intervenção, frisou que é imbuído desse espírito que o “Governo dos Açores tem encontrado nos Grupos de Ação Local parceiros nesta missão, que a todos nos deve motivar e envolver: a de criar bem-estar e riqueza em todo o território, numa perspetiva de desenvolvimento coesa, sustentada e sustentável”.

O 1.º Encontro de Desenvolvimento Rural de Base Comunitária reúne, hoje e sábado, Grupos de Ação Local de todo o país, numa iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, em colaboração com a Federação MinhaTerra.

A 'Cooperação' e a 'Avaliação' são dois dos temas em debate neste encontro, em que também participam, entre outros, representantes da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, do Instituto de Estudos Sociais e Económicos, do European LEADER Association for Rural Development e da Comissão Europeia.

Os Grupos de Ação Local de Portugal têm cooperado em áreas temáticas diversas, desde o turismo ativo, o turismo acessível e o património, até aos circuitos curtos agroalimentares, partilhando experiências e conhecimentos que promovam e valorizem os territórios.

Anexos:
2016.05.13-SRAA-EncontroDLBaseComunitária2.mp3

GaCS

Sem comentários: