quinta-feira, 12 de maio de 2016

Governo dos Açores defende adoção de “respostas criativas” no âmbito do empreendedorismo social jovem

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que é necessário adotar “respostas criativas” revolucionárias que rompam com o paradigma vigente e modelem o curso dos acontecimentos no longo prazo, indo ao encontro do verdadeiro propósito do programa de incentivo ao empreendedorismo social jovem ‘Jovens+’, materializado pela Direção Regional da Juventude desde 2014.

Pilar Damião, que falava na apresentação pública do projeto ‘Equipa-te’, elogiou a iniciativa, cuja missão social é “bem explícita e central”, salientando que, tendo como base a transformação da realidade social, “consegue conciliar uma criatividade visionária, um forte sentido ético com a resolução de problemas da vida real dos jovens”.

O projeto ‘Equipa-te’ visa a intervenção psicossocial e a capacitação dos jovens através do desporto, neste caso, o futebol, como resposta social inovadora na área da inclusão social, da prevenção do abandono escolar e do incentivo ao voluntariado e empreendedorismo jovem.

A Direção Regional da Solidariedade Social, no âmbito do seu trabalho na área da igualdade de oportunidades, é parceira deste projeto, cofinanciando uma percentagem do seu valor global e participando ativamente no acompanhamento das ações a implementar.

Na sua intervenção, Frederico Sousa destacou o contributo da prática desportiva para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, salientando a importância da promoção de abordagens sistémicas e abrangentes, potenciadas pelo estabelecimento de parcerias como as agora estabelecidas.

O projeto pretende identificar, apoiar e formar jovens, dos 13 aos 18 anos, em situação de exclusão e risco, capacitar a equipa técnica do Sporting Clube Ideal e estimular parcerias locais e regionais, através da realização de um conjunto de ações concertadas em diferentes eixos de intervenção, nomeadamente individual, familiar, associativo e comunitário.

Esta é uma iniciativa que surge da parceria entre a Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco (APPJ) e o Sporting Clube Ideal, no âmbito do programa ‘Jovens+’, do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude.



GaCS

Sem comentários: