sexta-feira, 6 de maio de 2016

Governo Regional apoia parcerias para recuperação de habitação de famílias mais carenciadas

A Secretaria Regional da Solidariedade Social celebrou hoje um acordo de colaboração com a Junta de Freguesia de Santa Cruz, no concelho da Praia da Vitória, destinado à reabilitação de seis imóveis habitacionais pertencentes a agregados familiares carenciados e sem capacidade para gerir os apoios.

“Trata-se de um acordo de colaboração no valor de 32.675 euros, dos quais 15.175 euros são suportados pelo Governo Regional, através da Direção Regional da Habitação, que se destinam a financiar a aquisição de materiais de construção", afirmou Andreia Cardoso, acrescentando que "o valor remanescente, correspondendo a mão-de-obra, é assegurado pela autarquia de Santa Cruz”.

As principais obras destinam-se a dotar as habitações com condições mínimas de segurança e salubridade, designadamente a melhoria e adaptação de instalações sanitárias e das coberturas.

Na sua intervenção nesta cerimónia, a Secretária Regional salientou que, nesta legislatura, o Governo dos Açores já atribuiu subsídios para reabilitar cerca de 160 habitações localizadas na ilha Terceira, num investimento global de cerca de 1,7 milhões de euros.

“Estamos numa cerimónia que assinala a união de esforços e vontades entre o Governo Regional e uma autarquia para beneficiar as habitações e as condições de vivência dos seus residentes”, frisou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional revelou que, desde 2013 e para o mesmo fim, foram celebrados acordos para reabilitar quase meio milhar de habitações, representando um valor global de subsídios na ordem dos dois milhões de euros, “aos quais se deverá somar o que cada parceiro, na medida das suas capacidades e recursos, conseguiu aportar para a concretização dos projetos de parceria”.

Estes apoios refletem a prioridade que o Governo dos Açores atribui às famílias, no que se refere à reposição da situação habitacional original, permitindo melhorar as condições de segurança e salubridade das habitações que são beneficiadas, representando ainda um importante contributo para as empresas de construção civil locais.



GaCS

Sem comentários: