segunda-feira, 9 de maio de 2016

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Ponta Delgada, na abertura da I Mostra Regional de Emprego e Formação Profissional:

“É já inegável que os Açores se encontram numa rota ascendente de desenvolvimento e de progresso.

A cada dia que passa, constatamos, com satisfação, que cada vez mais estamos perante casos felizes de quem conseguiu um emprego, de quem conseguiu realizar o seu sonho e montou a sua empresa.

Cada vez se fala mais nos Açores fora dos Açores. São os nossos produtos de inegável qualidade, são os nossos recursos naturais, são as nossas gentes que, definitivamente, transpuseram a fronteira atlântica que nos separa do resto do mundo.

Precisamente por estarmos neste contexto de retoma da atividade económica, registamos, com agrado, que cada vez mais cresce o número de ofertas de emprego que chegam aos centros de emprego, mais empresas que nascem e há mais procura por mão-de-obra qualificada.

Esta Mostra de Emprego e Formação Profissional surge precisamente para potenciar este espírito, juntando no mesmo local empresas, escolas profissionais, vários serviços públicos e Universidade dos Açores, mas também jovens que ainda estudam, jovens que procuram um estágio e desempregados que procuram um trabalho.

Mesmo aqueles que se encontram ocupados pelos programas de emprego foram convidados a visitar este local, que pretende ser gerador de múltiplos contactos entre todos.

Preparámos este espaço para que todos tenham aqui um lugar para falar e todos tenham alguém a quem se dirigir, alguém a quem perguntar.

Permitam-me, por isso, endereçar os merecidos agradecimentos a quem se juntou a nós para tornar este evento o sucesso que acreditamos que será.

Refiro-me às empresas e grupos empresariais aqui presentes, à Universidade dos Açores e às escolas profissionais.

Escolas profissionais que têm sido grandes aliadas do Governo dos Açores no esforço de elevar a qualificação dos jovens Açorianos e de os tornar de tal forma profissionais que projetam os Açores em cada concurso em que participam.

Este é um facto de que nos orgulhamos, mas é, sobretudo, o aumento da empregabilidade dos jovens qualificados que pretendemos garantir.

Porque temos um ensino profissional de excelência, o Governo, só nesta legislatura, investiu 21,6 milhões de euros, permitindo às escolas profissionais, mas também a outras entidades formadoras certificadas, ministrarem 1.237 cursos que tiveram como objetivo formar 15 mil Açorianos, fossem eles jovens, adultos, empregados ou desempregados.

A Educação é um investimento, nunca é demais dizê-lo, mas é preciso acrescentar que é dos investimentos mais rentáveis, porque aposta nas pessoas, porque dura toda uma vida, porque potencia a qualidade de vida das pessoas, porque melhora a performance das empresas e, em última análise, a competitividade de toda a nossa Região.

O papel dos empresários nesta trajetória de progresso é fundamental, pois são eles os promotores do investimento que gera riqueza e que cria novos postos trabalho.

Por isso, o Governo dos Açores coloca à disposição dos empresários uma série de medidas de apoio à contratação que visam, por um lado, a rápida inserção no mercado de trabalho dos jovens e dos desempregados e, por outro lado, permitem um crescimento empresarial seguro e com menos riscos.

Essas medidas já permitiram a criação de cerca de 3.800 postos de trabalho repartidos pelo programa PIIE, que se destina aos jovens estagiários, e pelo programa Integra, para os que se encontram numa situação de desemprego.

Como várias vezes tenho referido, enquanto houver pessoas desempregadas a nossa preocupação estará com essas pessoas e o nosso trabalho será a procura incansável de soluções que melhorem as suas condições de vida.

Neste campo temos vindo a registar cada vez melhores resultados nos indicadores que medem o desemprego:

 - Desde 2011 que não tínhamos tantas pessoas empregadas.

- Os Açores protagonizaram, em 2015, a maior redução da taxa de desemprego dos últimos 10 anos.

- Os Açores têm vindo paulatinamente a diminuir o número de pessoas desempregadas inscritas nos centros de emprego e já o faz há 41 meses.

Como referi no início, esta Mostra Regional de Emprego e Formação Profissional quer ser um multiplicador de bons contactos, de boas decisões.

E, para que isso seja uma realidade, ao longo dos próximos quatro dias:

- Convidamos todos os nossos empresários a apresentar as suas necessidades de recursos humanos.

- Convidamos as nossas escolas profissionais a investigar que qualificações precisam os empresários.

- Convidamos os nossos jovens a procurar um lugar para realizar um estágio, ou para escolher uma qualificação profissional ou superior.

- Convidamos os nossos desempregados a procurar uma oportunidade de emprego ou de formação.

A todos os intervenientes – que receberemos de braços abertos – apenas pedimos uma atitude ativa e empenhada, que terá, certamente, reflexos muito positivos não só a nível pessoal, como em prol dos Açores.

Não foi por acaso que escolhemos o lema desta Mostra Regional de Emprego e Formação Profissional.

Nós acreditamos que “Todos Juntos Criamos um Mar de Oportunidades.”

Obrigado.”

Anexos:
2016.05.09-VPGR-AberturaMostraRegionalEmprego.mp3

GaCS

Sem comentários: