quarta-feira, 11 de maio de 2016

Nomeados júris dos Prémios Regionais "Daniel de Sá" e "António Dacosta"

O Secretário Regional da Educação e Cultura nomeou, por despachos hoje publicados em Jornal Oficial, os júris dos prémios de Humanidades “Daniel de Sá” e de Pintura “António Dacosta”.

O júri do Prémio de Humanidades “Daniel de Sá” é constituído por João das Pedras Saramago e Victor Rui Dores, na qualidade de membros do Conselho Regional de Cultura, Madalena San Bento, Manuel Tomás Gaspar da Costa e Maria João Cavaco.

Este prémio, de caráter bienal, destina-se a galardoar, nos anos pares, uma obra inédita, referenciável aos Açores, escrita em português, por autor nacional ou estrangeiro, nas categorias de ensaio e criação literária.

As candidaturas a este Prémio Regional, que tem um valor pecuniário de seis mil euros para cada uma das categorias, devem ser entregues até 27 de maio.

O júri do Prémio de Pintura "António Dacosta" integra Duarte Melo, na qualidade de membro do Conselho Regional de Cultura, João Urbano Melo Resendes, na qualidade de artista plástico, e José Luís Gordo Porfírio, na qualidade de crítico de arte.

Este prémio, também a atribuir a cada biénio, nos anos pares, destina-se a galardoar os artistas regionais e a valorizar a atividade cultural regional no domínio das artes plásticas, nas categorias de pintura, área de pintura abstrata e área de pintura figurativa.

A  entrega das obras concorrentes a este Prémio Regional, no valor de seis mil euros para cada uma das áreas, deve ser realizada atá 15 de setembro, nas instalações da Direção Regional da Cultura ou nos seus serviços externos.

Os regulamentos dos prémios “Daniel de Sá” e “António Dacosta” foram alterados por decisão do Conselho do Governo dos Açores, de acordo com as Resoluções publicadas em Jornal Oficial a 30 de março.

Os prémios destinados a galardoar autores e artistas nas áreas das Humanidades, das Artes Plásticas e da Arquitetura, criados no âmbito da nova estratégia para a cultura nos Açores, foram atribuídos pela primeira vez em 2014.



GaCS

Sem comentários: