quarta-feira, 11 de maio de 2016

Descobertas mais duas populações de espécies endémicas raras dos Açores

Duas significativas populações de espécies endémicas raras dos Açores foram descobertas no decorrer de mais uma ação de colheita de sementes desenvolvida pelo Jardim Botânico do Faial, paralelamente a trabalhos de manutenção e monitorização ambiental executados pelos Vigilantes da Natureza.

Na freguesia dos Cedros, foi descoberta uma população de cerca de 400 plantas de Myosotis maritima, popularmente designada por ‘Não-me-esqueças’, enquanto uma população de cerca de 500 espécimes Pericallis mavifolia, conhecida por 'Cabaceira', foi descoberta na zona do aterro da Fajã, na freguesia da Praia do Norte.

A ‘Não-me-esqueças’ é uma espécie endémica em perigo de extinção, de que apenas se conhecia no Faial uma população natural, com cerca de 25 indivíduos.

Esta espécie tem vindo a ser alvo de um programa de recuperação, nomeadamente através de cultivo no Jardim Botânico e da conservação das suas sementes no Banco de Sementes dos Açores.

O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo, até 2020, a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.

A conservação das sementes é uma segurança para a reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.

Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.



GaCS

Sem comentários: