domingo, 8 de maio de 2016

Região solidária também se constrói com medidas de apoio aos idosos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que medidas sociais, como o Complemento Regional de Pensão e o apoio para a aquisição de medicamentos, constituem, também, uma forma de construir uma Região cada vez mais solidária, retribuindo o contributo que os idosos já deram aos Açores.

“Quem não reconhece o seu passado não percebe o seu presente e, dificilmente, consegue definir o seu futuro”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava num convívio com idosos de toda a ilha de São Miguel, promovido pela Casa do Povo da Maia, no concelho da Ribeira Grande.

É com base neste princípio que o Governo dos Açores tem posto em prática várias medidas de apoio social, assim como promovido o investimento público em infraestruturas nesta área, destacou o Presidente do Governo, apontando os exemplos do Complemento Regional de Pensão e do apoio para aquisição de medicamentos por idosos (COMPAMID).

No último ano, o Complemento Regional de Pensão abrangeu mais de 35 mil idosos, num montante global de cerca de 25 milhões de euros.

Esta medida tem registado aumentos todos os anos desta legislatura, nomeadamente de três por cento em 2013, de dois por cento em 2014, de dois por cento em 2015 e, este ano, também de dois por cento. No conjunto de toda a legislatura, terá um aumento que se aproxima dos 10 por cento.

Relativamente ao COMPAMID, que beneficiou cerca de 4.000 idosos em 2015, também foi alargado, este ano, aos reformados por invalidez, independentemente da idade.

Segundo Vasco Cordeiro, estas medidas, entre muitas outras, são implementadas pelo Governo dos Açores não apenas por ser uma obrigação mas, também, com a “convicção de que é desta forma que somos uma melhor Região”.

“É isso que marca a diferença nos Açores em relação a outras realidades. Este orgulho que temos em, até ao limite das nossas competências e dos nossos recursos, não deixarmos ninguém para trás”, frisou Vasco Cordeiro.

Anexos:
2016.05.07-PGR-EncontroIdosos.mp3

GaCS

Sem comentários: