sábado, 7 de maio de 2016

Governo dos Açores assinala o Dia da Europa

O Governo dos Açores assinala segunda-feira, 9 de maio, o Dia da Europa com uma série de iniciativas que decorrem na Escola Básica e Secundária de Velas, na ilha de São Jorge, envolvendo a participação de jovens das várias ilhas do arquipélago.

As comemorações terão início pelas 9h30 com o hastear das bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia, numa cerimónia que inclui a execução dos três hinos por alunos do 1.º Ciclo e dos temas ‘Imagine’ e ‘We are the World’ pela Tuna daquele estabelecimento de ensino, a que se segue uma largada de balões com as cores da União Europeia.

O programa comemorativo inclui ainda a final do concurso “Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia”, que será disputada pelas equipas finalistas do concurso multimédia “Açores – Autonomia e Europa 1976/1986/2016”.

Este concurso visou promover a reflexão dos jovens açorianos sobre o que mudou na Região nas últimas quatro décadas, o significado da Autonomia e da participação no projeto europeu, os seus benefícios e os desafios que se colocam.

A sessão solene do Dia da Europa decorrerá pelas 15h30 no auditório da escola e inclui, além das intervenções e entrega de prémios, a exibição dos melhores trabalhos do concurso multimédia e um momento de dança pelo Clube Desportivo Escolar.

Este programa comemorativo inclui ainda momentos lúdicos e de convívio entre os jovens dos Açores, bem como um roteiro cultural pela vila de Velas e um passeio pelos principais pontos turísticos dos dois concelhos da ilha de São Jorge, com especial destaque para as fajãs.

A celebração do Dia da Europa e as atividades promovidas pelo Governo dos Açores visam contribuir para uma maior divulgação e conhecimento na Região de temáticas relativas à União Europeia, fomentar o interesse e a participação dos alunos em atividades relacionadas com a União Europeia, promover e divulgar a produção de trabalhos sobre a União Europeia e os Açores, bem como estimular a criatividade nos alunos e a utilização de meios audiovisuais e de comunicação.

Todas as informações sobre o Dia da Europa na Região podem ser consultadas no Portal do Governo, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-ssrpre/textoImagem/Dia_da_Europa_2016.htm.



GaCS

Sem comentários: