sábado, 7 de maio de 2016

Vasco Cordeiro destaca contratação de cerca de 70 trabalhadores para a Base das Lajes

O Presidente do Governo destacou hoje a contratação prevista de cerca de 70 trabalhadores portugueses que completarão o novo quadro do destacamento militar dos EUA na Base das Lajes, assim como o facto de estar assegurado que todas as cessações de contratos de trabalho seguem o processo por mútuo acordo, não havendo despedimentos puro e simples.

Vasco Cordeiro participou, em Washington, na 35.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, que analisou, entre outros assuntos, o processo de redimensionamento das forças norte-americanas na Base das Lajes.

Nesta reunião, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, a relevância do Radar Meteorológico de Santa Bárbara, na ilha Terceira, defendendo ser importante que passasse para a tutela do Governo da República, no sentido de garantir a segurança de pessoas e bens.

Relativamente à componente ambiental, Vasco Cordeiro defendeu a necessidade de os Estados Unidos da América “fazerem mais e mais rapidamente”, não apenas para garantir a integral limpeza e mitigação em relação às zonas já conhecidas, como para prevenir impactos ambientais futuros.

Já quanto à situação económica resultante da decisão norte-americana de reduzir a sua presença na Base das Lajes, o Presidente do Governo alertou, nesta reunião em Washington, que os impactos continuam a fazer-se sentir na ilha Terceira, razão pela qual é necessária a adoção de medidas por parte dos EUA.

Conforme já tinha sido defendido pelo Governo dos Açores, e embora não tenha sido tratado na reunião da Comissão Bilateral Permanente, está em curso um trabalho, ao nível da parte portuguesa, de preparação de uma proposta de revisão do Acordo de Cooperação e Defesa atualmente em vigor.

Esta foi a quarta vez que Vasco Cordeiro participou numa reunião da Comissão Bilateral Permanente desde que os Estados Unidos anunciaram a redução da sua presença militar e civil na Base das Lajes.

A Comissão Bilateral Permanente é o organismo instituído pelo Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, de 1995, encarregue de promover a execução deste acordo e a cooperação entre os dois países.



GaCS

Sem comentários: