quinta-feira, 5 de maio de 2016

Rodrigo Oliveira afirma que visita do Premier das Bermudas abriu nova fase de relacionamento com os Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a visita do Premier das Bermudas aos Açores, abriu "uma nova fase no relacionamento e na proximidade institucional entre os dois territórios", salientando que também constituiu "um motivo de grande satisfação para a comunidade açoriana nas Bermudas”.

Rodrigo Oliveira, que falava depois de ter apresentado, em representação do Presidente do Governo, cumprimentos de despedida a Michael Dunkley, frisou que "foram cumpridos os objetivos principais" desta deslocação e do convite do Presidente do Governo endereçado em 2015.

Nesse sentido, destacou o facto de esta visita ter proporcionado "um conhecimento direto da realidade atual dos Açores, em diversas áreas, dando nota dos principais setores da economia regional, passando por desafios e oportunidades comuns à insularidade, como o aproveitamento dos recursos endógenos, a utilização de novas tecnologias, o turismo sustentável e a cooperação a nível cientifico, muito em especial no que diz respeito às ciências do mar”.

“Esta visita permitiu também mostrar um pouco da dimensão humana, da história, das vivências e da cultura do Povo Açoriano, nomeadamente na última parte da deslocação, na ilha do Pico, com o exemplo da relação, tantas vezes difícil, que o homem estabeleceu com o território, com a paisagem que se moldou em terra para a produção de uvas, hoje Património da Humanidade, e na ligação com o mar, que se reinventou tantas vezes, de que a baleação dá tão bem nota”, frisou Rodrigo Oliveira.

O Premier das Bermudas deslocou-se na tarde de quarta-feira à ilha do Pico, onde visitou o Museu do Vinho, a Paisagem da Cultura da Vinha classificada como Património Mundial e o Museu dos Baleeiros.

Michael Dunkley, que se deslocou aos Açores acompanhado por Trevor G. Moniz, Advogado-Geral e Ministro dos Assuntos Jurídicos, Derrick S. Binnsm, Chefe do Serviço de Proteção Civil, e Kimberley Durrant, do Gabinete em Londres, terminou hoje a visita aos Açores, realizada a convite do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

A visita incluiu a assinatura de um Memorando de Entendimento para aprofundar o relacionamento entre os dois Executivos, tendo o Premier das Bermudas visitado as ilhas de São Migue, Faial e Pico.



GaCS

Sem comentários: