segunda-feira, 9 de maio de 2016

Rodrigo Oliveira apela aos jovens açorianos para que se envolvam na construção de uma Europa mais solidária

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas apelou hoje, nas Velas, em S. Jorge, aos jovens açorianos para que se envolvam na construção de uma Europa mais solidária entre todos os cidadãos e que dedique especial atenção a regiões, como os Açores, que têm condicionalismos específicos relacionados com a sua posição ultraperiférica.

“Temos incentivado os jovens a aproveitar as imensas potencialidades que a Europa traz, seja nos projetos de intercâmbio entre estudantes, nas bolsas para estudos de pós-graduação ou de estudos especializados em matérias da União Europeia, porque precisamos que os nossos jovens estejam na Europa, que estejam conscientes das nossas mais-valias, das nossas potencialidades, mas também da nossa responsabilidade”, afirmou Rodrigo Oliveira, que falava na sessão comemorativa do Dia da Europa, a que presidiu em representação do Presidente do Governo.

Na sua intervenção, Rodrigo Oliveira recordou que a celebração do Dia da Europa tem sido realizado nos últimos anos em várias ilhas dos Açores, salientando a importância do envolvimento dos jovens.

“Vocês têm a tarefa fundamental de evitar a xenofobia, combater o racismo, promover a solidariedade entre os europeus, não permitir a criação de novos muros na Europa”, frisou, recordando que, na sequência da recente crise dos refugiados, alguns países admitiram construir muros.

“Devemos dizer bem alto que somos parte da União Europeia e queremos uma Europa solidária, que promova a coesão dos europeus, seja económica, social ou territorial”, salientou o Subsecretário Regional, acrescentando que os Açores são um exemplo da atenção que deve ser dada à coesão territorial, permitindo que “a todos os territórios da Europa seja dada a oportunidade de tirar partido daquilo que de melhor têm”.

Nesse sentido, defendeu que os Açores são uma mais-valia para a Europa, acrescentam projeção atlântica e dimensão marítima à Europa, além de terem uma diversidade em termos ambientais e culturais.

“Se a União Europeia é feita de regras iguais para 28 estados membros e 500 milhões de habitantes, é preciso tratar de modo diferenciado os que vivem em territórios diferentes. Há nove regiões, entre mais de 260 na Europa, que têm caraterísticas únicas”, afirmou Rodrigo Oliveira, apontando o grande distanciamento dos centros europeus, a pequena dimensão, a fragmentação territorial, os mercados limitados e produções tradicionais com poucas alternativas.

As comemorações do Dia da Europa tiveram início pelas 9h30 com o hastear solene das bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia, numa cerimónia que incluiu a execução dos três hinos por alunos do 1.º Ciclo e dos temas ‘Imagine’ e ‘We are the World’ pela Tuna da Escola Básica e Secundária das Velas, seguidos de uma largada de balões com as cores da União Europeia.

O programa comemorativo incluiu ainda a final do concurso ‘Europa Quiz: Os Açores e a União Europeia’ que foi disputado pelas equipas finalistas do concurso multimédia ‘Açores – Autonomia e Europa 1976/1986/2016’ que visou promover a reflexão dos jovens açorianos sobre o que mudou na Região nas últimas quatro décadas, o significado da Autonomia e da participação no projeto europeu, os seus benefícios e os desafios que se colocam.

A equipa ‘Os Arriagas’, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, constituída pelos alunos Joana Lourenço e Castro, Manuel Menezes Silva e José Rodrigo da Rosa Freitas, foi a vencedora do concurso ‘Europa Quiz - Os Açores e a União Europeia’

No segundo lugar ficou a equipa ‘Euroaçor’, da EBS da Calheta, constituída pelos alunos Luís André Fagundes Silva, Tiago André Azevedo Nunes e Diana Celina Pacheco Brasil, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pela equipa ‘Três ao Quadrado’, da EBS de Santa Maria, formada pelos alunos Eliana Sofia Melo Lopes, Henrique Bairos Moura e Cátia Sofia Pimentel Novo.

No concurso multimédia ‘Açores - Autonomia e Europa 1976/1986/2016’, a vitória foi também da equipa ‘Os Arriagas’, tendo sido ainda atribuídas menções honrosas às equipas ‘Três ao Quadrado’ e ‘Os Turistas’, da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, formada pelos alunos Catarina Valadão, Francisca Aguiar e Gonçalo Vieira.

A sessão solene do Dia da Europa, que decorreu no auditório da EBS das Velas, incluiu, além das intervenções e entrega de prémios, a exibição dos melhores trabalhos do concurso multimédia e um momento de dança pelo Clube Desportivo Escolar.

Este programa comemorativo incluiu ainda momentos lúdicos e de convívio entre os jovens dos Açores, bem como um roteiro cultural pela vila de Velas e um passeio pelos principais pontos turísticos de ambos os concelhos da ilha de São Jorge.

Anexos:
2016.05.09-SsRPRE-DiaDaEuropa.mp3

GaCS

Sem comentários: