domingo, 8 de maio de 2016

Sociedade açoriana empenha-se na integração dos imigrantes, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades destacou hoje, em São Roque do Pico, o empenhamento da sociedade açoriana na "constante promoção da integração dos imigrantes" que vivem nas ilhas dos Açores.

“É indiscutível o papel preponderante da comunidade de acolhimento no sucesso da plena integração e na promoção da interculturalidade nos Açores”, afirmou Paulo Teves.

“Cada um de nós deve ser um mediador e facilitador social no que toca aos migrantes, para que possamos ter, cada vez mais, uma sociedade coesa e inclusa”, acrescentou o Diretor Regional.

Paulo Teves, que falava na entrega dos prémios da 2.ª Corrida pela Interculturalidade, salientou o apoio do Governo dos Açores a diversas organizações e a promotores individuais da Região, que considerou serem “essenciais na dinamização e realização de iniciativas que favorecem a sã convivência entre povos e culturas, bem como na resposta às necessidades dos imigrantes”.

Os Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, nos quais já participaram mais de 160 formandos em várias ilhas, o concurso 'Açores: mar de culturas', dirigido a estudantes para aprofundar o seu conhecimento sobre o fenómeno imigratório, assim como os apoios anuais atribuídos às atividades desenvolvidas pela Associação dos Imigrantes nos Açores e pelo Gabinete de Apoio ao Migrante da Cresaçor, entre outras, e a diversos projetos no âmbito das candidaturas são, segundo Paulo Teves, "alguns exemplos do compromisso do Governo dos Açores em contribuir para uma dinâmica cooperação com a sociedade, no que concerne a uma política inclusiva no arquipélago”.

A Corrida pela Interculturalidade, promovida pelo Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e do Desporto, em parceria com a Associação de Atletismo do Pico e com o apoio da Câmara Municipal de São Roque do Pico, visou promover a diversidade cultural existente nesta ilha, onde residem imigrantes de mais de três dezenas de nacionalidades, incentivando pelo desporto a adoção de bons hábitos de vida saudável.

“Nesta iniciativa pudemos assistir a uma verdadeira convergência cultural, cumprindo, assim, o objetivo fundamental de estarmos juntos sem barreiras linguísticas, culturais ou de idade”, frisou o Diretor Regional.

A prova hoje disputada na ilha do Pico contou com a participação de cerca de 100 atletas, divididos em três escalões etários, e incluiu uma caminhada.

A Corrida pela Interculturalidade teve como madrinha a ex-atleta internacional portuguesa Naide Gomes, campeã do Mundo de pista coberta, na modalidade de salto em comprimento, em Budapeste (2004) e Valência (2008), e da Europa, em Madrid (2005) e Birmingham (2007).
Natural de São Tomé e Príncipe, arrecadou também, entre 2002 e 2011, cinco medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos mundiais e europeus de pista coberta, contando ainda com uma participação olímpica, em 2004, em Atenas, na Grécia, onde alcançou a 6.ª posição no salto em comprimento.



GaCS

Sem comentários: