quinta-feira, 2 de junho de 2016

Apresentadas 55 candidaturas ao concurso lançado pelo Governo dos Açores para atribuição de habitações no empreendimento da Canada do Breado

O concurso público destinado à atribuição de 12 frações autónomas, com afetação de habitação, localizadas no empreendimento da Canada do Breado, em Santa Luzia, concelho de Angra do Heroísmo, em regime de subarrendamento com opção de compra, para habitação permanente dos candidatos e respetivos agregados familiares, registou 55 candidaturas.

O prazo de candidaturas para estas frações a concurso, das quais 11 são de tipologia T2 e uma de tipologia T3, decorreu entre 10 e 31 de maio.

No empreendimento da Canada do Breado, a Região já arrendou 37 fogos ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, os quais foram atribuídos em duas fases, através do lançamento no ano passado de dois concursos.

Num contexto de dificuldade de acesso ao crédito bancário, a possibilidade de arrendar uma habitação com opção de compra tem colhido a adesão das famílias açorianas, particularmente entre os jovens.

A opção de compra pode concretizar-se após ter decorrido um ano desde a assinatura dos contratos de arrendamento.

Através desta iniciativa o Governo dos Açores dá resposta, uma vez mais, às necessidades das famílias açorianas, permitindo o acesso a uma habitação condigna, com uma renda bonificada, privilegiando as famílias jovens.

Nesta modalidade o Governo já lançou a concurso outros cerca de 150 fogos nas ilhas de S. Miguel (freguesias de Maia e Ribeira Seca, concelho da Ribeira Grande, e freguesia de Livramento, concelho de Ponta Delgada) e Terceira (freguesia de Santa Luzia).

As famílias beneficiam de uma bonificação na renda mensal, para além de ficarem isentas do pagamento de outros encargos aplicáveis às situações de aquisição de habitação própria permanente, como despesas de condomínio e seguros, IMI ou outras resultantes de crédito hipotecário.



GaCS

Sem comentários: