quinta-feira, 2 de junho de 2016

Primeira Unidade de Cuidados Paliativos hospitalares nos Açores foi hoje inaugurada

O Secretário Regional da Saúde presidiu hoje, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, à inauguração da primeira Unidade de Cuidados Paliativos, o que coloca os Açores numa posição de destaque em relação ao número de camas disponibilizado por habitante.

Luís Cabral, que falava no final de uma visita ao espaço, salientou que, com esta unidade em funcionamento, a Região Autónoma dos Açores passa de um rácio pouco dignificante de número de camas por habitante, para um dos melhores rácios do país. 

O tutelar da pasta da Saúde adiantou que estão a ser efetuados esforços no Hospital da Terceira e no Hospital da Horta para serem criadas Unidades de Cuidados Paliativos, por forma a “sermos a melhor Região do país em termos de camas de cuidados paliativos disponibilizadas por habitante”.

A Unidade de Cuidados Paliativos do HDES conta com 11 camas disponíveis, num espaço totalmente dedicado aos utentes com patologias que exigem esse tipo de cuidados.

Os utentes começarão a ser transferidos para o novo espaço durante a tarde de hoje. 

“Este é um serviço que há muito tempo era desejado, que confere qualidade no tratamento e que vai permitir centralizar os cuidados a esses doentes, garantindo condições de conforto, quer para os utentes, como para os seus familiares”, destacou o Secretário Regional da Saúde.

“Está assim cumprido mais um compromisso do Governo dos Açores para esta legislatura”, frisou Luís Cabral.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: