sábado, 11 de junho de 2016

Escuteiros são parceiros inestimáveis na formação das crianças e jovens açorianos, afirma Isabel Rodrigues

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou, na Praia da Vitória, que o Governo dos Açores encara os escuteiros como "parceiros inestimáveis na construção de um mundo melhor através da formação das crianças e dos jovens” açorianos.

Isabel Rodrigues falava sexta-feira, em representação do Presidente do Governo, na abertura do IV INDABA e do III RenovAçores, um conjunto de colóquios e ações de formação dirigido a mais de duas centenas de caminheiros e dirigentes de todas as ilhas, que decorre durante o fim de semana na Terceira, promovido pela Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Na sua intervenção, Isabel Rodrigues frisou que deve ser "sublinhado e relevado" o facto de os escuteiros do CNE estarem representados em todo o arquipélago, de Santa Maria ao Corvo.

“Em cada uma das nossas comunidades há um agrupamento de escuteiros desenvolvendo atividades, cativando miúdos e mais graúdos, contribuindo para a sua formação", salientou.

Para a Secretária Regional, “os jovens de hoje serão os lideres de amanhã e constituem um capital valiosíssimo para o desenvolvimento de qualquer comunidade, por isso mesmo recai sobre todos nós, cidadãos adultos nos diversos papéis que exercemos nas nossas vidas, uma responsabilidade muito grande, que é a de cuidar de que estes jovens, quando autonomizados e prontos para o pleno exercício da sua liberdade, estejam em condições de o fazer, de serem cidadãos ativos, participativos, que contribuam efetivamente para as suas comunidades. Em suma, sejam cidadãos felizes”.

“Há também todo um conjunto de cidadãos, na sua qualidade individual ou comprometidos em instituições, que desempenham um papel fundamental, que não é complementar da família e da escola, é um papel paralelo, na construção da identidade dos jovens, na construção da sua autonomia. É o caso dos escuteiros”, acrescentou.

Nesse sentido, da parte do Governo dos Açores, “é com elevado sentido de dever que temos procurado apoiar as vossas atividades”.

Os Açores têm um elevado número de associações e de organizações juvenis e um grande número de atividades desenvolvidas quer a nível coletivo, quer individual pelos jovens, frisando Isabel Rodrigues que "o Governo dos Açores tem procurado manter um conjunto de apoios que, com critérios de transparência e equidade, consigam abranger na maior latitude possível, todas as atividades que se desenvolvem na Região e os escuteiros têm merecido uma atenção muito especial”.

Anexos:
2016.06.10-SRAPAP-INDABA.mp3

GaCS

Sem comentários: