quarta-feira, 1 de junho de 2016

Governo dos Açores potencia serviço de saúde na ilha de São Jorge

O Governo dos Açores aprovou a adjudicação da empreitada de reabilitação e beneficiação do edifício do Centro de Saúde das Velas, à empresa Afavias, pelo valor de cerca de 1,4 milhões de euros.

Esta reabilitação irá permitir a modernização do atual edifício, garantindo as condições de segurança, higiene e conforto para os profissionais e utentes, além de melhores condições no internamento e na consulta externa, bem como a relocalização do serviço de fisioterapia.

Estas obras são cruciais para o processo de acreditação em curso e permitirão qualificar os cuidados de saúde prestados.

O anúncio foi feito hoje pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que reuniu em São Jorge no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

Ainda na área da saúde, o Governo autorizou a abertura de concurso para admissão de um Técnico Superior de Serviço Social, um Técnico de Terapia Ocupacional e um Psicólogo para a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge.

Estas medidas traduzir-se-ão na melhoria de acesso, qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados à população da ilha, em especial na área social e no acompanhamento à deslocação de doentes, bem como no alargamento da capacidade de atuação da equipa de intervenção precoce na área da terapia ocupacional.

No âmbito das obras portuárias, o Governo Regional decidiu incumbir a Portos dos Açores de lançar o procedimento para contratação da empreitada de construção da rampa Roll On – Roll Off no porto da Calheta, adequada aos navios de 40 metros, com um valor base de 600 mil euros e um prazo de execução de 180 dias.

O investimento nesta infraestrutura visa incrementar os níveis de mobilidade no Grupo Central, potenciando o desenvolvimento de fluxos naturais de passageiros e de viaturas.

No que que se refere às obras em estradas e vias de acesso, o Executivo decidiu, entre outras empreitadas, adjudicar a intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres de São Jorge - reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida, ao agrupamento de empresas constituído pela Tecnovia Açores Somague Ediçor – Engenharia, pelo preço base de um milhão de euros e com um prazo de execução de 12 meses.

Este troço de estrada reveste-se de vital importância no contexto da rede viária regional da ilha, pois serve o tráfego rodoviário com origem e destino no Porto de Velas e no Aeroporto.

Com a execução desta empreitada, a ilha de São Jorge passará a oferecer melhores condições de circulação automóvel e pedonal.

No setor agrícola, o Governo dos Açores vai desencadear os procedimentos necessários ao lançamento do concurso público referente à 2.ª fase da beneficiação das instalações do Matadouro de São Jorge.

Esta intervenção inclui a ampliação do espaço destinado à abegoaria, sala de desmancha e linha de abate.

Com esta obra aumenta-se a capacidade de abate do Matadouro de São Jorge e garantem-se as condições necessárias ao bem-estar animal, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da carne abatida e expedida desta ilha.



GaCS

Sem comentários: