segunda-feira, 13 de junho de 2016

Investimento de 1,1 ME na rede viária vai melhorar acessibilidades na Ribeira Grande, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, na Ribeira Grande, que o investimento de 1,1 milhões de euros na rede viária vai dar um "contributo muito importante” na melhoria das acessibilidades a esta cidade da costa norte da ilha de S. Miguel, respondendo às “principais necessidades" sentidas atualmente.

Uma das empreitadas já se encontra em execução e prevê a instalação de um novo sistema de drenagem na Estrada Regional 1-1.ª, entre o Rosário e a Ribeirinha, assim como a construção de uma rotunda na entrada da freguesia da Ribeirinha, num investimento global de 660 mil euros.

A outra obra, cujo concurso está em fase de avaliação de propostas, consiste na execução dos acessos à nova Escola Básica Integrada Gaspar Frutuoso, incluindo uma nova rotunda em frente à escola, um parque de estacionamento com capacidade para 165 lugares e um novo arruamento entre a Estrada Regional e a estrada municipal, a sul do novo parque, num investimento de 505 mil euros.

Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas após a apresentação do projeto dos acessos à EBI Gaspar Frutuoso, salientou que esta intervenção responde a uma nova realidade que se vai verificar naquela zona, com o previsível aumento do tráfego pedonal e rodoviário, sublinhando a necessidade de “criar todas as condições para que esse tráfego decorra em segurança”.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que, no âmbito da intervenção junto à escola, “é necessário que a Câmara Municipal da Ribeira Grande execute aquilo que é da sua competência”, para que a obra responda “aos principais objetivos", nomeadamente a criação de "condições de segurança e de fluidez do tráfego, quer rodoviário, quer pedonal, na zona”.

O titular da pasta das Obras Públicas sublinhou ainda que a intervenção na Estrada Regional 1-1.ª pretende “solucionar um problema ao nível do escoamento das águas pluviais”, através da requalificação de todo o sistema de drenagem da estrada.

O objetivo deste melhoramento passa, segundo Vítor Fraga, por “uma melhoria considerável em relação àquilo que existia que, como todos sabemos, provocava frequentemente grandes aglomerados de água", acrescentando que, com esta intervenção, "a situação ficará resolvida”.

Vítor Fraga assegurou que a calendarização da obra foi definida de forma a que toda a parte da infraestrutura da rede viária esteja pronta em setembro, a tempo da reabertura da escola.

nexos:


GaCS

Sem comentários: