segunda-feira, 13 de junho de 2016

Vasco Cordeiro anuncia cerca de 40 novos cursos profissionais para os jovens Açorianos no próximo ano letivo

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que, no próximo ano letivo, entram em funcionamento cerca de 40 novos cursos de formação profissional para jovens Açorianos, continuando a adaptar esta área de ensino às necessidades da Região e da economia.

“No próximo ano letivo, são perto de 90 cursos que estarão a contribuir para melhorar a qualificação dos Açorianos. Cerca de metade são novos cursos para jovens Açorianos, adaptando a formação profissional às necessidades que a nossa Região e a nossa economia vai suscitando”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na entrega dos diplomas aos 14 jovens Açorianos que foram recentemente medalhados no 42.º Concurso Nacional das Profissões, competição onde os Açores foram a Região do país com melhor prestação ao nível de títulos nacionais conquistados.

Esta competição, organizada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), decorreu em Coimbra e mobilizou cerca de 400 jovens, dos 17 aos 25 anos, provenientes de escolas profissionais, centros de formação, entidades formadoras e empresas de todo o país.

Todos os representantes dos Açores obtiveram medalhas neste Campeonato Nacional, sendo oito de ouro, três de prata e três de bronze, em áreas como Contabilidade, Desenho de Construção Civil, Eletricidade, Gestão de Redes Informáticas, Segurança e Higiene no Trabalho, Tecnologias de Informação, Web Design, Cozinha, Receção Hoteleira, Eletrónica Industrial, Mesa e Bar e Pastelaria.

“Os Açores têm orgulho naquilo que vocês alcançaram, têm orgulho no potencial que estas medalhas demonstram e terão, certamente, orgulho no percurso que cada um fizer dentro da atividade profissional que escolheu seguir”, salientou o Presidente do Governo, recordando que, ao longo dos anos, são quase uma centena os jovens Açorianos que conquistaram medalhas nos Campeonatos Nacionais, Europeus e Mundiais das Profissões.

“Isso é importante para cada um daqueles que foi medalhado, mas é muito importante, também, para os Açores enquanto Região, porque é uma evidência que, neste percurso que temos feito, podemos ombrear e competir com quaisquer outros jovens e que, nessa comparação, os jovens Açorianos têm vindo a dar provas de uma grande qualidade e de excelência”, destacou o Presidente do Governo.

Na cerimónia de entrega dos diplomas, Vasco Cordeiro destacou ainda o esforço que tem sido feito na qualificação dos jovens Açorianos nas mais diversas áreas, não para lhes dar uma solução acabada para o futuro, mas sim as ferramentas com as quais podem construir o seu futuro.

“Entre 2007 e 2015, foram cerca de oito mil jovens Açorianos que frequentaram o Ensino Profissional, inseridos em mais de quatro centenas de cursos profissionais”, sublinhou o Presidente do Governo, para quem as medalhas agora conquistadas servem de inspiração e de motivação para tantos jovens Açorianos que estão a iniciar ou a concluir a sua formação nos vários sistemas de ensino da Região.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: