quinta-feira, 9 de junho de 2016

Parceria com a Microsoft promove a qualificação e a empregabilidade, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a criação de Academias Microsoft nos Açores constitui uma oportunidade para os jovens adquirirem conhecimento especializado em tecnologias da informação, permitindo a excelência da qualificação, adequada e ajustada à realidade dos mercados de trabalho emergentes e, por isso, garante de uma maior empregabilidade.

“Com as Academias Microsoft abrem-se janelas ao conhecimento especializado, adaptado às necessidades das organizações e consubstanciado em três áreas, alinhadas com as ferramentas da UNESCO, no âmbito das competências do séc. XXI: a área da produtividade, a área das ciências da computação e a área das infraestruturas de tecnologias da informação”, frisou Vítor Fraga, na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Microsoft Portugal.

Esta parceria com a Microsoft assenta ainda nas áreas de desenvolvimento de 'startups' e na promoção do Destino Açores nos canais digitais da Microsoft.

“O Governo dos Açores constrói hoje mais um alicerce daquela que tem sido a sua estratégia política rumo ao crescimento económico e à coesão social, à qualificação dos recursos e à excelência dos Açores enquanto destino turístico”, salientou o Secretário Regional.

Na área do empreendedorismo, a Região vai aderir ao programa BizSpark, que permitirá um avanço “em direção à modernização da economia, à inovação e ao desenvolvimento sustentável das empresas e à criação de empresas criativas e inovadoras, garantindo um conjunto de sinergias e parcerias que as colocam num patamar efetivamente competitivo à escala mundial”, afirmou.

Este protocolo irá ainda reforçar a presença da Região nos mercados turísticos mundiais, através da promoção em meios digitais, cada vez mais fulcrais no esforço da promoção dos Açores.

“Os Açores veem hoje, uma vez mais, reforçada a sua presença nos mercados turísticos mundiais, dado que se garante a sua presença em canais digitais, como é o caso dos tão familiares Skype ou MSN, a que acede um elevado número de visitantes e utilizadores online”, salientou Vítor Fraga, destacando o esforço feito na promoção diferenciada da Região.

“Para que tal objetivo seja reforçado e tenha ainda maior impacto na nossa economia, estamos convencidos que o caminho deve ser o da aposta cada vez maior na promoção digital”, frisou, sublinhando que atualmente, para a maioria dos turistas, a decisão do destino a visitar é tomada com base na informação consultada na Internet.

O protocolo hoje assinado leva ainda à criação do canal dos Açores no MSN.pt, que estará disponível nos próximos dias e que permite chegar a cerca de 48 milhões de 'pageviews' anuais, medida que reforça o esforço de promoção diferenciada dos Açores no cada vez mais importante mercado digital.

“São 48 milhões de contactos que fazemos de uma forma cómoda e eficaz, proporcionado aos nossos potenciais visitantes a informação necessária e assim potenciando a venda, quer por via do digital, quer por via dos meios tradicionais”, destacou o Secretário Regional.

“Mais Açores na 'web' é sinónimo de potenciar a criação de mais valor para a nossa economia. Acreditamos, pois, que a associação a uma grande empresa como a Microsoft vai ajudar a posicionar-nos num patamar de elevado valor”, frisou.

Vítor Fraga salientou ainda que o papel do Governo dos Açores através deste protocolo passa por garantir que são criadas as condições para a promoção de parcerias de ambientes através dos quais, tanto estudantes, como agentes do turismo e empresas em geral, possam “mover-se e crescer confortavelmente, na certeza de que o seu trabalho e o seu investimento serão, a médio prazo, reconhecidos, quer através da criação de valor e riqueza, quer através da sua colocação no mercado de trabalho”.

“O nosso querer, a nossa ambição e a nossa determinação coloca-nos hoje num patamar de qualificação e valorização dos nossos recursos humanos que permite que eles sejam reconhecidos pela sua competência”, salientou o Secretário Regional, que convidou todos os Açorianos a tirarem partido destas novas ferramentas.

Anexos:
  



GaCS

Sem comentários: