
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos investiu, em 2011, cerca de 14 milhões de euros na construção e reabilitação de estradas regionais nas diversas ilhas, incluindo as despesas de conservação corrente da rede viária.
Ao longo do ano passado foram executadas, nos Açores, 41 novas empreitadas, das quais 14 ficarão concluídas até ao final do primeiro trimestre de 2012.
Este investimento público intervencionou, na totalidade, mais de 30 quilómetros de estradas regionais. Em algumas ilhas, como Santa Maria e Graciosa, a reabilitação da rede viária está próximo dos cem por cento.
De acordo com os dados apresentados pela Direção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, este departamento governamental investiu cerca de um milhão de euros na aquisição e colocação de sinalização, vertical e horizontal, e outros equipamentos de segurança rodoviária, como guardas metálicas e abrigos de passageiros.
Ao nível da prevenção rodoviária, uma das prioridades do executivo açoriano no âmbito dos Transportes Terrestres, investiu 145 mil euros em campanhas e ações de sensibilização. Os Açores são a região do país com a menor índice de sinistralidade e em 2011 voltamos a assistir a uma diminuição do número de acidente, feridos ligeiros e feridos graves nas estradas açorianas.
A tutela investiu ainda 2,2 milhões de euros no serviço público de transporte coletivo de passageiros no ano passado. Para assegurar o transporte de passageiros aos fins de semana, o executivo assegurou uma verba de 1,2 mil euros. A garantia de serviço noturno de autocarros representou um investimento de 250 mil euros.
Na sequência da reestruturação dos transportes públicos na ilha das Flores, a Secretaria Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres destinou uma verba de 265 mil euros à concessionária para a garantia do serviço. Ao nível do apoio aos utentes deste serviço, através da implementação do passe social, a tutela investiu 235 mil euros.
A construção do Jardim dos Maroiços, na Madalena do Pico, e outras empreitadas em equipamentos e edifícios públicos implicaram ainda um investimento na ordem dos 700 mil euros.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário