O Governo dos Açores tem vindo a trabalhar e a executar uma estratégia coerente e articulada de execução de diversos investimentos na economia do Mar de forma a poder fomentar as trocas comerciais entre as diferentes ilhas, criando, assim, oportunidades para que estas possam aproveitar todas as suas potencialidades, referiu hoje o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, garantindo que no âmbito dessa estratégia, “a área do Triângulo irá constituir uma verdadeira zona piloto para a construção de um mercado interno” com a conclusão de diversas obras e com a entrada ao serviço dos novos navios destinados a assegurar as ligações marítimas no Grupo Central.
O governante, que falava durante a cerimónia de assinatura do Ato de consignação da empreitada de construção do novo Terminal Marítimo de Passageiros da Madalena, apontou como exemplos dessa estratégia, “as intervenções que estão a ser realizadas na frente marítima da cidade da Horta, as que estão a ser concretizadas em S. Jorge, e na ilha do Pico, como é o caso da profunda intervenção no Porto da Madalena e das obras previstas para o Porto de S. Roque do Pico”.
Segundo Vasco Cordeiro, “estas intervenções, que contemplam, entre outros aspetos, a construção de rampas roll on roll off faz parte de uma estratégia integrada de reforço das condições do transporte marítimo de passageiros, mas conhecerá também um salto qualitativo muito significativo com a entrada ao serviço dos novos navios, cuja tipologia prevê também o transporte de viaturas”.
“Se há área geográfica na Região vocacionada para sinalizar este processo de consolidação de um verdadeiro mercado interno, ela é a do Triângulo, sendo que, com as infraestruturas e com os novos navios, passam a existir as condições necessárias para que se possa criar, não três pequenos mercados, mas sim um único mercado que englobe as ilhas do Pico, Faial e S. Jorge”. “A melhor movimentação de pessoas e bens será de grande importância do ponto de vista do económico”, acrescentou.
No caso concreto da Madalena do Pico, Vasco Cordeiro, salientou ainda “as alterações que estão a ser introduzidas no ordenamento de toda a zona portuária, e que levaram à decisão de alterar a localização do Terminal Marítimo de Passageiros, vai permitir criar no local onde agora se encontra a atual gare marítima, uma área de natureza mais industrial articulada com a reativação dos estaleiros da Madalena”. Segundo Vasco Cordeiro, “este é um projeto para o qual, quer o Governo, quer a Agência de Promoção do Investimento dos Açores, têm vindo a manter contactos que esperamos concluir a breve prazo de forma a encontrar um parceiro que permita não só a reativação de todo este potencial, mas que se insere também na estratégia de fomento da economia do Mar que o Governo dos Açores tem vindo a prosseguir”.
O projeto do Terminal Marítimo de Passageiros da Madalena, que representa um investimento de 8 milhões de euros, prevê a construção de uma ponte cais com 80 m de comprimento, acostável dos dois lados e dimensionada para os navios que garantirão as ligações inter-ilhas do Triângulo, duas rampas para servir navios ferry, com 12 m de largura, uma gare de passageiros com cerca de 1 450 m2 de área coberta e dotada de instalações com capacidade para servir dois navios em simultâneo. No total serão intervencionados cerca de 15.000m2, 9.500 dos quais incidem na beneficiação do espaço terrestre, do espaço de estacionamento, do passeio marginal e das vias de acesso.
GaCS







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