segunda-feira, 2 de maio de 2016

Alunos dos Açores entrevistam o escritor Mia Couto

O escritor moçambicano Mia Couto, que se encontra nos Açores desde finais de abril, participa sexta-feira, 6 de maio, na ilha Terceira, num encontro com alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, inserido no âmbito do ProSucesso - Plano Regional de Leitura.

Neste encontro, que terá início pelas 10h00 no Auditório António Dacosta, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, Mia Couto disponibiliza-se para responder, em formato de entrevista conduzida pelo escritor açoriano Joel Neto, a questões sobre a sua vida e obra que, previamente, foram discutidas e elaboradas em aula pelos alunos das escolas dos Açores.

Mia Couto está a escrever o segundo romance da trilogia “As Areias do Imperador”, cujo primeiro romance, com o título “Mulheres de Cinza”, foi publicado em setembro de 2015 e se debruça sobre os derradeiros dias do chamado Estado de Gaza, o segundo maior império em África, dirigido por Ngungunyane, ou Gungunhane, como ficou conhecido pelos portugueses.

Gungunhane, o último dos imperadores que governou toda a metade sul do território de Moçambique, foi derrotado em 1895 pelas forças portuguesas comandadas por Mouzinho de Albuquerque, sendo depois levado para os Açores, mais concretamente para Angra do Heroísmo, onde veio a falecer em 1906.

A entrevista a Mia Couto, à semelhança do que sucedeu a 21 de abril, na Praia da Vitória, com a aula aberta sobre o escritor açoriano Daniel de Sá orientada por Dionísio de Sousa, será transmitida em direto através da Azores Global TV no endereço eletrónico http://tv.azoresglobal.com.



GaCS

Sem comentários: