terça-feira, 3 de maio de 2016

Fim de Semana Temático de Piano no âmbito da Temporada Artística 2016

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove, a 4, 5, 6, 7 e 8 de maio, a realização de vários eventos no âmbito do fim de semana temático dedicado ao Piano, integrado na Temporada Artística 2016.

A 6 de maio, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, e a 8 de maio, no Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, realizam-se dois recitais de piano comentados, com o pianista André Roque Cardoso.

Nestes concertos didáticos serão executadas duas obras representativas do repertório pianístico escrito apenas para a mão esquerda de Alexander Scriabin, "Prelúdio" e "Noturno", além de "op. 9", de Johannes Brahms, "Estudo n.º 5", a partir de Chaconne, e "BWV 1004", de Johann Sebastian Bach.

Os concertos serão acompanhados de explicações sobre a história e as especificidades deste repertório.

Por seu lado, sob o título “SATIE.150: Uma celebração em forma de guarda-chuva”, a pianista Joana Gama apresenta-se, a 6 de maio, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e, no dia seguinte, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória.

Neste recital, que assinala a passagem dos 150 anos de Erik Satie, a obra deste compositor francês é intercalada com a de outros artistas que com ele partilham o gosto pela desformalização da música, ainda que com resultados distintos, nomeadamente John Cage, grande admirador e divulgador da música de Satie, Carlos Marecos, Arvo Pärt, John Adams e Alexander Scriabin.

Na quarta-feira, 4 de maio, e na quinta-feira, 5 de maio, entre as 14h00 e as 17h30, Joana Gama realiza, no Teatro Micaelense, duas masterclasses de piano.

Ainda na quarta-feira, pelas 18h00, a pianista vai proferir uma palestra sobre a passagem dos 150 anos de Erik Satie, no Auditório Luís de Camões do Conservatório de Regional de Ponta Delgada, que será aberta ao público.

No dia seguinte, no Teatro Micaelense, pelas 21h30, Joana Gama apresentará o filme "Entr’Acte", uma produção de 1924, de René Clair, com música e participação especial de Erik Satie, bem como excertos de "Fantasia", filme de 1940, de Walt Disney.

A entrada para estes filmes é gratuita, mas está sujeita a levantamento prévio de convite.

No sábado, 7 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico, terá lugar o “Recital de Piano a 4 Mãos: de Mozart a Moszkowski”, com os pianistas Martina Lenton e André Costa, que se propõem trazer ao público a música de piano a quatro mãos.

Para este espetáculo foram selecionadas peças que vão do período clássico ao romântico, desde Mozart a Moszkowski, passando por Beethoven e Schubert.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: