quarta-feira, 4 de maio de 2016

Rodrigo Oliveira destaca importância do mar para os Açores e para as Bermudas

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou hoje, na Horta, a importância que os governos dos Açores e das Bermudas atribuem à área do mar, frisando a existência de linhas de ação que são comuns aos executivos dos dois arquipélagos atlânticos.

“A área do mar é uma das que está contemplada no Memorando de Entendimento, ontem assinado, como sendo prioritária e, de facto, há linhas de ação que são comuns”, afirmou Rodrigo Oliveira, apontando “uma ligação muito estreita com a comunidade científica”, nomeadamente com instituições como a Universidade dos Açores e o seu Departamento de Oceanografia e Pescas ou com instituições de referência sobre assuntos do mar e oceanografia que existem nas Bermudas.

Rodrigo Oliveira falava à margem da visita do Premier das Bermudas, Michael Dunkley, ao Departamento de Oceanografia e Pescas, que acompanhou, em representação do Presidente do Governo, no âmbito da visita oficial que o Chefe do Governo das Bermudas está a realizar aos Açores a convite de Vasco Cordeiro.

O Subsecretário Regional destacou ainda o entendimento existente nos dois governos de que “é através do conhecimento do mar, do cuidado ambiental em relação ao mar e da promoção da investigação que se pode seguir uma via de desenvolvimento sustentável”.

Para Rodrigo Oliveira, o envolvimento com a comunidade científica e a identificação de projetos de interesse comum são, por isso, pontos a destacar nesta deslocação do Premier das Bermudas ao Faial, onde também visitou o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e apresentou cumprimentos à Presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luísa Luís.

“Nos Açores, não apenas a atividade da Universidade dos Açores, mas também, num futuro próximo, da Escola do Mar tem todo o potencial para promover maiores sinergias e intercâmbios ao nível de investigações e de estudantes entre os dois territórios e as instituições que acolhem”, frisou.

Nesse sentido, considerou que a deslocação ao Faial permitiu “dar a conhecer ao Premier das Bermudas a realidade dos Açores em dimensões tão importantes e tão fundamentais como as atividades económicas, mas também tudo aquilo que está a ser feito em relação ao mar e ao ambiente”.

Rodrigo Oliveira recordou que os Açores e as Bermudas são signatários da Declaração de Hamilton, sobre a conservação do Mar dos Sargaços, “o que dá bem nota da preocupação que ambos os governos têm nas suas políticas de sustentabilidade do meio ambiente e, muito em particular, do meio ambiente marinho”, destacando a preocupação em “garantir a melhor utilização dos recursos do mar”.

O Subsecretário Regional apontou, neste domínio, “o interesse pelas biotecnologias, como modo de garantir novas utilizações desses recursos, e o estudo dos impactos previsíveis da exploração dos fundos submarinos, de modo a garantir que estas novas perspetivas económicas salvaguardem sempre o ambiente”.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: