quarta-feira, 4 de maio de 2016

Roteiro da Igualdade envolve a participação de mais de 1.200 jovens açorianos

A quarta edição do projeto "Antes de me Discriminares, Conhece-me", que teve início em março com a realização do Roteiro da Igualdade, abrangeu mais de 1.200 jovens de 11 escolas do arquipélago dos Açores.

No total, o Roteiro da Igualdade integrou três dezenas de ações de sensibilização destinadas a mais de 600 jovens das ilhas de São Miguel, Terceira e Pico.

Estas ações de sensibilização junto dos jovens açorianos visam clarificar os conceitos de igualdade, de discriminação e de violência, mas também desmistificar preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência e, ainda, informar, prevenir e combater situações de violência no namoro e de violência doméstica.

Para além destas iniciativas, realizaram-se em S. Miguel, na Terceira e no Pico, pela primeira vez, formações dirigidas a cerca de três dezenas de técnicos e professores envolvidos no projeto “Antes de Discriminares, Conhece-me”, com o objetivo de os dotar de ferramentas de combate e prevenção de práticas discriminatórias.

Esta quarta edição do projeto desenvolve-se em várias fases e contempla ainda a realização de atividades como maratonas fotográficas, a Tenda da Igualdade e uma exposição itinerante, com a mostra dos trabalhos artísticos resultantes dos concursos realizados nas edições anteriores.

A iniciativa pretende dar continuidade à campanha contra as múltiplas formas de discriminação, que teve início em 2013 e abrangeu, até à data, cerca de 20.500 jovens de várias ilhas do arquipélago.  

O projeto "Antes de me Discriminares, Conhece-me!" pretende incentivar os jovens a uma participação livre e ao exercício de uma cidadania ativa, promovendo o combate à violência doméstica e desmistificando preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência, tendo como base o princípio da Igualdade, consagrado na Constituição da República Portuguesa.

Este projeto é uma iniciativa do Governo dos Açores, desenvolvida através das direções regionais da Juventude, da Educação e da Solidariedade Social, em parceria com a Associação CIPA - Novo Dia.



GaCS

Sem comentários: