quinta-feira, 12 de maio de 2016

Utentes avaliam positivamente os serviços prestados nas Unidades de Saúde de Ilha, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que os utentes do Serviço Regional da Saúde avaliam de forma muito positiva os serviços prestados pelas Unidades de Saúde de Ilha da Região Autónoma dos Açores.

Luís Cabral, que falava na Assembleia Legislativa, numa sessão de perguntas ao Governo sobre o funcionamento do Serviço Regional de Saúde, revelou que foi aplicado um inquérito de satisfação a 1.780 utentes, correspondendo a 15 utentes por médico de família em cada Centro de Saúde, entre 15 de fevereiro e 23 de março, com o título ‘Inquérito de Satisfação dos Utentes das Unidades de Saúde da RAA’, onde, numa análise preliminar dos resultados, se procurou perceber como é que os utentes avaliam cada uma das dimensões e subdimensões que compõem o inquérito.

Ao nível das Unidades de Saúde de Ilha, constatou-se que 42,4% dos utentes que responderam às questões relacionadas com a componente interpessoal dos cuidados médicos a avaliam como Excelente, 31,5% como Muito Boa, 15% como Boa, 4,5% como Razoável e 2,3% como Má.

No que se refere à componente técnica dos cuidados médicos, 37,4% dos utentes avaliaram como Excelente, 30,8% como Muito Boa, 16% como Boa, 5,2% como Razoável e 2,8% como Má.

Quanto à prestação de cuidados pelos profissionais de enfermagem, 46,5% avaliaram essa prestação de cuidados como Excelente, 33,1% como Muito Boa, 12% como Boa, 3,3% como Razoável e 0,8% como Má.

Relativamente à acessibilidade aos cuidados de saúde, o Secretário Regional destacou que, de acordo com os resultados do inquérito, se constata que, entre os utentes que responderam às questões relacionadas com o tema, 23,2% avaliaram como Excelente, 27,4% como Muito Boa, 23,1% como Boa, 10,3% como Razoável e 9,3% como Má.

No que se refere aos resultados globais dos serviços prestados nas Unidades de Saúde de Ilha, 31,1% dos utentes avaliou os serviços como Excelente, 33,8% como Muito Bom, 19% como Bom, 6% como Razoável e 3,5% como Mau.

Luís Cabral destacou ainda a avaliação efetuada pelos utentes à qualidade das instalações, com 34,1% dos utentes a avaliar como Excelente, 33,5% como Muito Boa, 20,7% como Boa, 6,3% como Razoável e 4% como Má.

O responsável pela pasta da Saúde afirmou que este inquérito surgiu na sequência dos sistemas de acreditação em curso nas Unidades de Saúde, que exigem que sejam efetuados questionários de satisfação aos utentes, sendo um dos critérios de qualidade a avaliar.

Luis Cabral salientou ainda a dissociação que os partidos da oposição têm em relação à perceção do funcionamento do Serviço Regional de Saúde, o que é demonstrado claramente pelo desfasamento entre a 'desgraça anunciada' e a realidade do dia-a-dia.

"Isto é o prenúncio do choque com realidade que a oposição terá em outubro, quando forem os Açorianos a avaliar o desempenho deste Executivo", frisou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: