quarta-feira, 8 de junho de 2016

Governo dos Açores assinala Dia Mundial dos Oceanos com campanha de monitorização de aves marinhas

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Vila Franca do Campo, que os Açores são "reconhecidos como um destino de turismo ornitológico”, salientando que são cada vez mais as pessoas que se deslocam ao arquipélago para "observar aves, incluindo aves marinhas”.

Fausto Brito e Abreu falava durante uma campanha de monitorização do Censo do Garajau 2016, integrada nas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala nesta data.

O Secretário Regional do Mar destacou  “a importância que os oceanos têm para a sociedade ao nível económico e ambiental”, acrescentando que o Governo dos Açores tem promovido várias campanhas de sensibilização para a conservação do meio marinho.

O Censo do Garajau 2016, organizado pela Direção Regional dos Assuntos do Mar em colaboração com os Parques Naturais de Ilha, tem como objetivo quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam nos Açores, nomeadamente o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougalii).

“Na colónia do Iilhéu de Vila Franca do Campo estão identificados 22 ninhos, ou seja, 44 casais de garajaus comuns”, frisou, acrescentando que “no ilhéu da Caloura e na Vinha D’Areia existem também ninhos de garajaus rosados”.

Brito e Abreu sublinhou ainda que, na Europa, “cerca de 50% dos garajaus-rosados" nidificam no arquipélago dos Açores, frisando que esta é considerada "uma das 30 espécies mais raras do continente europeu”.

Por essa razão, defendeu que a Região tem “uma responsabilidade especial de proteger o garajau-rosado”.

“O facto de estas aves escolherem a nossa Região para nidificar significa que temos ecossistemas saudáveis nas nossas ilhas”, frisou.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, no âmbito do Censo do Garajau 2016, fretou embarcações nas nove ilhas do arquipélago para a contagem destas aves, tendo também financiado equipamento ótico adequado para observação de aves, nomeadamente binóculos e telescópios, o que permite aos técnicos dos Parques Naturais de Ilha efetuarem contagens nas colónias mais inacessíveis.

Estes técnicos também receberam formação sobre metodologias de contagens de aves, dada por uma investigadora da Universidade dos Açores (IMAR/DOP).

Foi através destas campanhas de monitorização que em 2015 foi descoberta a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa no Ilhéu da Praia, na Graciosa.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: