quinta-feira, 14 de março de 2013

Alunos da Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, descobriram dois objetos celestes


Um grupo de alunos da Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, nos Açores, descobriu dois objetos celestes, anunciou hoje o Observatório Astronómico de Santana (OASA).

Um dos objetos descobertos, de acordo com o OASA, já foi confirmado pelo Minor Planet Center, da Universidade de Harvard, como sendo um asteróide, tendo-lhe sido atribuída a designação 2013EZ7.

A outra descoberta encontra-se ainda em fase de confirmação por parte da mesma instituição universitária, sendo que os seus descobridores poderão batizar o objeto, também um asteróide, assim que as suas caraterísticas e órbita sejam determinadas.

As descobertas agora reveladas inserem-se no âmbito do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), que tem como objetivo detetar a presença de asteróides em imagens do espaço obtidas por telescópio.

Este projeto de procura de asteróides, coordenado por Patrick Miller, da Hardin-Simmons University, no Texas, EUA, é promovido em Portugal pelo Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO).
 
Esta é a primeira vez que alunos da Escola Secundária Antero de Quental integram este projeto, no qual participam 17 escolas portuguesas que, desde 13 de fevereiro até 20 de março, no âmbito da primeira campanha All-Portugal Asteroid Search Campaign, disputam a descoberta de objetos celestes.

O asteróide 2013EZ7, agora confirmado e catalogado pela Universidade de Harvard, foi descoberto por Catarina Ramos, Rafael Cabral e Tatiana Teves, alunos do 11.º ano da Escola Secundária Antero Quental.

Esta escola da ilha de S. Miguel conta ainda com outra equipa de 'caçadores de asteróides', que é constituída por Miguel Teixeira, Diogo Mendes e Bernardo Vasconcelos.

Ambas as equipas, coordenadas pelo professor José Rebuge, estão, como reconheceu a All-Portugal Asteroid Search Campaign, a realizar “um fantástico trabalho”.

Todos os alunos envolvidos neste projeto são membros do Clube de Astronomia da Escola Secundária Antero de Quental, que é apoiado como núcleo do Observatório Astronómico de Santana, instalado na Ribeira Grande, em S. Miguel.




GaCS

Sem comentários: