terça-feira, 28 de julho de 2015

Açores candidatam-se a projetos europeus na área da Economia Azul

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia participa na convocatória para a apresentação de propostas subordinadas ao tema Towards EU Regional Economic Convergence - Pilot Projects to reinforce collaboration among clusters and technology centres (projetos-piloto para reforçar a colaboração entre clusters e centros tecnológicos).

A proposta Smart Growth Strategy for the Blue Economy in the Atlantic Area Regions (Estratégia de Crescimento Inteligente para a Economia Azul nas Regiões do Espaço Atlântico), com o acrónimoSMART ATLANTIC, é apresentada por um consórcio de 10 entidades de três países, nomeadamente Portugal, Espanha e Irlanda.

Segundo o presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, “o principal objetivo” desta convocatória é a elaboração conjunta de uma estratégia de cooperação capaz de “identificar sinergias e oportunidades no sentido de maximizar a inovação e produtividade nestas regiões atlânticas”.

Para Nelson Simões, este tipo de cooperação pode ter “um forte efeito multiplicador” na implementação da Estratégia de Investigação e Inovação para Especialização Inteligente dos Açores (RIS3), constituindo-se como “um passo determinante para o estabelecimento de parcerias que permitam a captação de outros financiamentos para os Açores”.

Para além do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Região está representada nesta parceria pela Universidade dos Açores e pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.

Esta convocatória é patrocinada pela Direção-Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e Pequenas e Médias Empresas, da Comissão Europeia, sendo que os resultados ficarão disponíveis num prazo de 90 dias.´



GaCS

Sem comentários: