quarta-feira, 22 de julho de 2015

Obras de selagem das duas lixeiras das Flores concluídas até setembro, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que as obras de selagem das duas lixeiras a céu aberto nos concelhos de Santa Cruz e das Lajes das Flores, num investimento público de cerca de um milhão de euros, ficam concluídas até ao final de setembro.

Luís Neto Viveiros falava durante uma visita à obra de selagem da lixeira localizada no concelho de Santa Cruz das Flores, no âmbito da visita estatutária do Governo a esta ilha, onde se inteirou do decurso dos trabalhos e registou a complexidade técnica da obra, localizada numa encosta.

A empreitada de selagem das duas lixeiras, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, visa eliminar locais não apropriados para destino final de resíduos e a sua requalificação paisagística, favorecendo a qualidade ambiental e a saúde pública.

O Governo Regional, no âmbito do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA), está a proceder à selagem de todas as lixeiras em sete das nove ilhas do arquipélago, na sequência da construção e entrada em funcionamento dos Centros de Processamento de Resíduos em cada uma dessas ilhas.

Os Centros de Processamento de Resíduos das Flores e da Graciosa já encaminham para valorização mais de 85% dos resíduos urbanos que recebem.

Até 2020, os Açores pretendem separar e remeter para reutilização e reciclagem, pelo menos, 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis, reduzindo a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterro para 33%.



GaCS

Sem comentários: