quinta-feira, 23 de julho de 2015

Região investe sete milhões de euros em obras de melhoramento no Porto das Poças, nas Flores

O Governo Regional aprovou o lançamento, pela Portos dos Açores, de um concurso público de empreitada de melhoramento do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores.

O montante de comparticipação financeira da responsabilidade da Região é superior a sete milhões de euros e permitirá aumentar as condições de segurança e operacionalidade das atividades portuárias, melhorar as condições de abrigo e as ligações de passageiros entre as Flores e o Corvo.

A decisão foi anunciada por Isabel Rodrigues, Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que decorreu em Santa Cruz das Flores, no âmbito da visita estatutária a esta ilha.

Esta empreitada, que concretiza um compromisso assumido para a ilha das Flores, estava prevista na Carta Regional das Obras Públicas para ser lançada a partir de 2016, tendo sido antecipado o seu lançamento para o segundo semestre do corrente ano.

No setor agrícola, o Conselho do Governo decidiu, entre outras medidas, proceder à conservação, manutenção e limpeza de 50 quilómetros de caminhos rurais e florestais, facilitando o acesso às explorações agropecuárias da ilha das Flores, através da regularização e pavimentação do piso e da desobstrução e limpeza dos pavimentos, redes de drenagem, bermas e taludes.

Foi decidido ainda elaborar o projeto para a execução da obra de beneficiação do Caminho Rural dos Terreiros/Caldeira Rasa, na Freguesia do Mosteiro, concelho de Lajes das Flores, numa extensão de 2.282 metros, incluindo a pavimentação e a melhoria da rede de drenagem.

Trata-se de um caminho importante para a atividade agropecuária da ilha das Flores, que irá beneficiar 50 hectares de pastagem permanente e 20 empresários agrícolas.

Na área do ambiente, o Governo decidiu desencadear um procedimento com vista à aquisição de serviços de limpeza do Monumento Natural da Rocha dos Bordões.

A intervenção visa a remoção da flora existente na escarpa e consubstancia uma medida de salvaguarda e valorização de um dos maiores símbolos paisagísticos da ilha das Flores e da Região.

O Conselho do Governo decidiu ainda aprovar uma proposta de Decreto Regulamentar Regional que procede à criação do Parque Arqueológico Subaquático do Slavonia, ao largo do Lajedo, na ilha das Flores, face ao seu interesse histórico, cultural e turístico.

O navio inglês RMS Slavonia naufragou ao largo da ilha das Flores em junho de 1909, com 597 pessoas a bordo, tendo sido salvos todos os passageiros e tripulantes.

O sítio do naufrágio do Slavonia apresenta caraterísticas que permitem visitas de mergulhadores, sem impacto negativo sobre a conservação dos bens arqueológicos e naturais presentes, onde este testemunho arqueológico se encontra bem identificado, contendo elevado potencial na promoção turístico-cultural dos Açores, podendo transformar-se em museu subaquático.



GaCS

Sem comentários: