sexta-feira, 24 de julho de 2015

Governo dos Açores dá execução ao projeto do Ecomuseu do Corvo

O Conselho do Governo fez um balanço positivo da execução do projeto do Ecomuseu do Corvo, uma estrutura inovadora para a ilha e para a Região, que vai caraterizar o território e a comunidade para salvaguarda e valorização da identidade cultural desta ilha.

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares salientou, na apresentação do comunicado da reunião do Executivo que decorreu quinta-feira no Corvo, que o gabinete técnico abriu em 2014, mas frisou que o projeto levará alguns anos até à sua execução plena.

Relativamente às ações já desenvolvidas, Isabel Rodrigues salientou o levantamento topográfico do povoado e a caraterização do conjunto edificado e do espaço público, acrescentando que "está em desenvolvimento a recolha de documentação sobre a história e cultura corvinas, muita dela já disponível em suporte digital, a conceção de um programa de educação patrimonial, a desenvolver com a Escola Básica e Secundaria Mouzinho da Silveira, e a aplicação de um inquérito aos corvinos com mais de 40 anos, que serão objeto de entrevistas como depositários da memória coletiva, uma ação que decorre em paralelo com o programa Entrevistas de Vida, direcionado para os corvinos emigrantes em férias".

O trabalho em curso, segundo Isabel Rodrigues, abrange ainda a conceção de jogos lúdico desportivos de mesa, que integrarão o 'merchandising' do futuro Ecomuseu, e o levantamento do léxico corvino no âmbito das alfaias agrícolas.

Quanto a ações futuras, "projeta-se a instalação do edifício do Museu do Tempo, que funcionará como porta de entrada do Ecomuseu do Corvo", acrescentando que o programa de ação museológica será objeto de apresentação e debate público.

No âmbito da visita estatutária à ilha do Corvo, o Conselho do Governo decidiu  autorizar a abertura do processo concursal  para admissão de um Fisioterapeuta para a Unidade de Saúde da Ilha do Corvo, "permitindo dar resposta às prescrições de Fisioterapia na ilha, evitando assim a deslocação de utentes para tratamentos nesta área". 

"Esta medida traduzir-se-á na melhoria de acesso, qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados à população Corvo", salientou Isabel Rodrigues.

O Conselho do Governo decidiu ainda autorizar a adjudicação da empreitada de intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres do Corvo, nos troços da Estrada Leste entre a Lomba do Pico João de Moura e a Lomba do Galvão e a Lomba do Rodias e o Pico João de Moura, à empresa Tecnovia, num investimento de cerca de 230 mil euros, com um prazo de execução de cerca de seis meses.

No setor agrícola, o Governo decidiu encarregar a IROA de proceder ao estabelecimento de um protocolo com a Câmara Municipal do Corvo para análise e execução das intervenções necessárias em caminhos agrícolas da ilha.

Nesta visita estatutária, o Governo decidiu dar início aos trabalhos preparatórios para a proteção da orla marítima da zona do Largo do Porto da Casa, na Vila do Corvo.

Esta medida inscreve-se nas políticas de gestão e salvaguarda da orla costeira desenvolvidas pelo Governo dos Açores.



GaCS

Sem comentários: