quinta-feira, 23 de julho de 2015

Famílias açorianas vão ter este ano 11 novas creches e três jardins de infância, anuncia o Presidente do Governo

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que, ainda esteve ano, vão ser disponibilizadas às famílias açorianas mais 11 creches e três jardins de infância, entre edifícios requalificados e novas construções que, em conjunto, servirão mais de 700 crianças açorianas.

Com esta política de investimento em respostas sociais, o Executivo Regional cria as “condições para que as crianças tenham as melhores condições possíveis para fazer o seu trajeto de formação”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na apresentação do projeto de remodelação da creche e jardim de infância do Corvo, que representa um investimento superior a 400 mil euros.

“Se é certo que esta resposta se dirige, principalmente, às crianças e jovens, também é preciso não esquecer que este tipo de investimento e de valência é fundamental para proporcionar aos casais jovens melhores possibilidades de conciliação da vida familiar com a profissional”, destacou o Presidente do Governo, no início da visita estatutária à ilha do Corvo.

Estes investimentos dirigidos à Infância e Juventude servem, assim, vários objetivos estratégicos, referiu Vasco Cordeiro, ao recordar que, desse ponto de vista, a Região tem um património de medidas inovadores, como é o caso programa Berço de Emprego, considerado pioneiro a nível europeu e que visa a substituição temporária de trabalhadoras por conta de outrem, em situação de licença de maternidade ou por adoção, por beneficiárias de prestações de desemprego.

De acordo com o Presidente do Governo, por via deste tipo de investimento, o Executivo Regional reforça também a coesão territorial e social nos Açores.

“Ao criarmos estes serviços no Corvo, temos efetivamente melhores condições para servir os Corvinos”, condição para que se possa ter “uns Açores cada vez mais coesos e unidos”, salientou Vasco Cordeiro.

No âmbito das respostas para a Infância e Juventude, o Presidente do Governo recordou que, há 10 anos, a Região tinha uma capacidade de cerca de 7.500 lugares e que, atualmente, já se aproxima dos 12.600.

O projeto de remodelação da creche e jardim de infância do Corvo permite adaptar esta infraestrutura, atualmente com lotação esgotada, à legislação atual, garantindo todas as condições de conforto e segurança para mais de três dezenas de crianças.


Anexos:
2015.07.23-PGR-CrecheCorvo.mp3

GaCS

Sem comentários: