terça-feira, 21 de julho de 2015

Luís Neto Viveiros destaca importância de 500 hectares de pastagem baldia para os produtores da ilha das Flores

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, em Santa Cruz, a importância da existência de mais de 500 hectares de pastagem baldia nas Flores, onde os cerca de 120 produtores de carne desta ilha colocam por ano, em média, cerca de 800 bovinos.

Luís Neto Viveiros, que falava no final de uma reunião com a Associação Agrícola da Ilha das Flores, salientou que os serviços da Direção Regional dos Recursos Florestais asseguram o maneio do gado e a manutenção e beneficiação destas pastagens, nomeadamente com a instalação de cortinas de abrigo, recuperação das vedações e tanques bebedouros, adubação e limpeza de infestantes.

O governante acrescentou que, este ano e pela segunda vez, foram também disponibilizados 49 hectares de pastagem a quatro produtores de leite da ilha.

Em todo o arquipélago, existem cerca de quatro mil hectares de pastagem baldia sob gestão do Governo dos Açores, que constituem uma mais-valia colocada ao serviço dos produtores.

Por outro lado, Neto Viveiros realçou a conclusão do projeto de beneficiação do Caminho Rural da Fonte do Frade-Caldeira da Lomba, que será apresentado quarta-feira, no âmbito da Visita Estatutária do Governo à ilha das Flores.

Esta obra, afirmou o Secretário Regional, insere-se na política do Governo de prosseguir e reforçar o investimento em infraestruturas de apoio à agricultura e agropecuária, como caminhos, abastecimento de água e eletrificação, reduzindo, por essa via, os custos de exploração.

O projeto, cuja execução tem o valor estimado de mais de 400 mil euros, prevê a construção de drenagens e pavimentação com betão betuminoso em cerca de 1.900 metros, melhorando as acessibilidades de 10 propriedades, numa área de cerca de 185 hectares de pastagem e três de mata.

Atualmente, nas Flores, existe uma extensa rede viária composta por caminhos rurais e florestais, num total de 43,60 quilómetros, dos quais 27,74 quilómetros já se encontram asfaltados.



GaCS

Sem comentários: