quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pilar Damião destaca interesse e participação da juventude açoriana em projetos europeus

A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que “tem sido interessante verificar o acentuado interesse e participação da juventude açoriana em projetos europeus”.

Pilar Damião falava na receção aos jovens do intercâmbio bilateral 'Live Nature with Sustainability', que decorre até 28 de julho, em S. Miguel, no âmbito do programa europeu 'Erasmus+/Juventude em Ação', envolvendo a participação de 10 jovens e dois líderes de Brilon, na Alemanha, e 10 jovens e dois líderes dos Açores.

“A realização nos Açores de projetos bilaterais no âmbito do programa europeu 'Erasmus +/Juventude em Ação' tem sido fundamental para a criação de redes de contacto e partilha de experiências entre jovens açorianos e de outros países europeus”, salientou a Diretora Regional. 

Pilar Damião frisou que estes intercâmbios são mais um exemplo de que “a juventude europeia pode trabalhar em conjunto e contribuir para um diálogo mais enriquecedor, estimulante, inovador e construtivo entre as diferentes regiões da Europa”.

“Acredito que o contributo dos jovens, através do seu espírito crítico, é cada vez mais relevante numa Europa em que o sentido de humanismo está num estado moribundo”, afirmou.

Este intercâmbio bilateral, desenvolvido pela Associação de Juventude 'Gente sem Tabaco', visa dotar os jovens de competências que os tornem mais capazes de participar ativamente na sociedade e enfrentar desafios cada vez mais exigentes. 

A iniciativa pretende também proporcionar aos jovens mais oportunidades para estabelecerem contacto e travarem conhecimento com jovens de outros países, assim como partilhar experiências e boas práticas com outras organizações.

“Ao ampliarem os seus horizontes culturais, sociais e também políticos, os jovens açorianos tornam-se cidadãos mais capazes para engrenar nos novos moldes da sociedade contemporânea, agora caraterizada pelos efeitos da globalização, como também mais aptos para instigar uma maior participação cívica e política na esfera pública”, salientou Pilar Damião.

O intercâmbio 'Live Nature with Sustainability' pretende, ainda, abordar a problemática do uso sustentável e racional dos recursos da Natureza e a sua proteção e preservação, além da adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis pela promoção da prática de desporto e de atividades ao ar livre.



GaCS

Sem comentários: