segunda-feira, 20 de julho de 2015

Governo dos Açores tem 23 obras de apoio à atividade agrícola em curso na Região

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, em Água de Pau, na ilha de S. Miguel, que o Governo dos Açores tem, em curso ou em fase de adjudicação, 23 obras de apoio à atividade agrícola no arquipélago, num valor global de cerca de quatro milhões de euros.

Luís Neto Viveiros salientou que, a estas obras, vai juntar-se, ainda este ano, o lançamento das empreitadas de construção e beneficiação da rede regional de abate e de frio, num valor global estimado superior a 15 milhões de euros.

O Secretário Regional, que falava à margem de uma visita à obra de pavimentação e reabilitação do sistema de drenagem do Caminho Rural dos Carvalhos, no concelho de Lagoa, frisou que as empreitadas em curso são de abastecimento de água e de construção de caminhos agrícolas, florestais e rurais.

Assim, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, que tem sob a sua gestão cerca de 1.400 quilómetros de caminhos florestais e rurais em todo o arquipélago, além da obra hoje visitada, foram também já adjudicadas duas empreitadas na Terceira, seguindo-se mais cinco para beneficiação de caminhos em S. Miguel, S. Jorge e Flores.

Estes investimentos públicos ascendem a cerca de 1,6 milhões de euros, beneficiando 155 explorações agrícolas, 749 hectares de pastagem e 315 de floresta.

Por outro lado, através da IROA, estão a decorrer 15 empreitadas de construção e/ou beneficiação de caminhos em perímetros de ordenamento agrário, assim como de abastecimento de água, em S. Miguel, Terceira, Faial, S. Jorge e Graciosa.

Serão também iniciadas este ano as 71 empreitadas de eletrificação de explorações leiteiras a executar até ao final da legislatura, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, contribuindo por esta via para a melhoria do rendimento dos agricultores e para a competitividade do setor.

Relativamente à obra hoje visitada, no valor de cerca de 296 mil euros e que foi adjudicada à empresa Albano Vieira, SA, o Secretário Regional realçou que este caminho rural com 1.377 metros de extensão liga a Estrada Regional Lagoa/Vila Franca do Campo Nº. 1-1.ª e o Caminho Rural das Junqueiras, melhorando assim as acessibilidades dos agricultores mas, também, de todos os habitantes da freguesia de Água de Pau.

Para a atividade agropecuária esta é uma via essencial, pois beneficia mais de uma dezena de explorações agrícolas, numa área de 42 hectares.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: