domingo, 19 de julho de 2015

Governo dos Açores dedica semana a visitas estatutárias às Flores e ao Corvo

O Governo dos Açores inicia terça-feira as visitas estatutárias às ilhas das Flores e do Corvo, durante as quais Vasco Cordeiro preside, entre outras cerimónias, à inauguração do Museu da Fábrica da Baleia e da ampliação da Central Hídrica de Além Fazenda, nas Flores, e à entrega de Monitores Desfibrilhadores à Unidade de Saúde da Ilha do Corvo.

No Grupo Ocidental dos Açores, o Governo, como habitualmente, vai reunir com os Conselhos de Ilha das Flores e do Corvo e receber os Florentinos e Corvinos que pretendam colocar as suas questões diretamente aos membros do Executivo Regional, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura, no âmbito de uma política de proximidade com os Açorianos.

Na terça-feira, ao final da tarde, logo após a chegada da comitiva governamental às Flores, o Presidente do Governo inaugura o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, em Santa Cruz, um investimento superior a 1,5 milhões de euros que permitiu a reabilitação do antigo edifício da unidade industrial.

O programa deste primeiro dia inclui ainda a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha, terminando com uma reunião do Conselho do Governo.

No dia seguinte, o Presidente do Governo preside, de manhã, à inauguração da ampliação e reabilitação da Central Hídrica de Além Fazenda e, durante a tarde, à cerimónia de apresentação da Grande Rota das Flores, numa extensão de cerca de quatro dezenas de quilómetros, antes dos membros do Executivo receberem os residentes na ilha que lhes pretendam colocar questões diretamente.

Na quinta-feira, já no Corvo, Vasco Cordeiro visita a Santa Casa da Misericórdia, onde preside à apresentação do projeto de remodelação da creche e jardim de infância ‘Planeta Azul’, que permitirá dotar esta infraestrutura com melhores condições para acolher três dezenas de crianças.

Ao princípio da tarde, o Presidente do Governo preside à cerimónia de entrega de Monitores Desfibrilhadores à Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, equipamentos que vão permitir um acompanhamento e aconselhamento à distância em casos de urgência, melhorando as condições de acesso dos Corvinos aos cuidados de saúde.

O primeiro dia da visita estatutária ao Corvo termina com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

Na sexta-feira, último dia desta deslocação do Governo, Vasco Cordeiro inaugura a reabilitação da Atafona existente junto ao Centro de Interpretação Ambiental do Corvo, equipamento cuja recuperação retrata um importante período do quotidiano da ilha.

Os programas destas visitas estatutárias, como habitualmente, incluem ainda visitas dos membros do Governo a investimentos em curso e reuniões com diversas entidades das duas ilhas.

A realização de uma consulta de telemedicina em Nefrologia, a autorização de apoios à recuperação de habitação degradada e à aquisição de habitação própria permanente, a apresentação do projeto de reordenamento da entrada norte da Vila das Lajes das Flores e a inauguração do Posto de Turismo da Ilha do Corvo são algumas das iniciativas integradas nos programas destas visitas.



GaCS

Sem comentários: