quarta-feira, 22 de julho de 2015

Governo promove programa de acompanhamento técnico aos produtores de leite das Flores

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, em Santa Cruz, que o Governo dos Açores vai implementar um programa de acompanhamento técnico de proximidade aos produtores de leite da ilha das Flores.

Esta medida, entre outras determinadas para o setor agrícola e agropecuário desta ilha que serão divulgadas na apresentação do comunicado da reunião do Conselho de Governo realizada terça-feira no âmbito da visita estatutária, visa promover a excelência e a competitividade do queijo produzido nas Flores, nomeadamente através da permanente melhoria e do aumento da quantidade de leite produzido, contribuindo desta forma para a rentabilidade da unidade fabril e, consequentemente, para o rendimento dos produtores florentinos.

Luís Neto Viveiros, que falava à margem de uma visita à Cooperativa Ocidental, destacou a evolução do desempenho desta cooperativa, assegurando que o Governo dos Açores vai manter o apoio técnico e à gestão, que tem registado resultados positivos.

Nos primeiros seis meses deste ano, a entrega de leite subiu 14,17% em relação ao mesmo período do ano passado e o pagamento aos produtores está regularizado, realizando-se a 90 dias.

O Secretário Regional, além da reunião que manteve com a Direção da Cooperativa e da visita às instalações fabris, onde se produzem diferentes tipos de queijo e de iogurtes que têm mercado assegurado, visitou também uma exploração leiteira de um produtor florentino que adquiriu 30 vacas leiteiras no âmbito de um programa de apoio do Governo dos Açores.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com o objetivo de aumentar a produção de leite nesta ilha, apoia este ano a compra e transporte de bovinos de leite, até um limite de 100 animais, e de mais 50 em 2016.

Anexos:
2015.07.22-SRAA-CooperativaOcidental.mp3

GaCS

Sem comentários: