quinta-feira, 30 de julho de 2015

XXIII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO O MAIOR ACONTECIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE SÃO MIGUEL

XXIII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA
MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO

O MAIOR ACONTECIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE SÃO MIGUEL


A Freguesia da Relva será mais uma vez palco de um evento etnográfico de alto nível, com a realização da vigéssima terceira edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no Sábado dia 1 de Agosto próximo. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel, um dos maiores dos Açores, conceituado a nível nacional e internacional.

Para a edição deste ano a organização convidou 6 grupos em representação de quatro concelhos da ilha de São Miguel: Lagoa, Ponta Delgada, Povoação e Ribeira Grande. De Vila Nova de Gaia, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria do Olival e de Miranda do Douro, virá o Grupo Pauliteiros de Miranda, Nordeste Transmontano.

Do programa recheado do melhor folclore, a actuação dos grupos será realizada pela seguinte ordem: Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada; Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival; Vila Nova de Gaia, Douro Litoral; Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau; Grupo Folclórico de São Paulo, Ribeira Quente; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça, Porto Formoso;  Grupo de Pauliteiros, Miranda do Douro Nordeste Transmontano; Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Assim, estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenado pelo cenário do trabalho das vindimas, vivência tradicional desta freguesia como em tantas outras. Estarão presentes: São Miguel, Douro Litoral e Nordeste Transmontano,  unidos pelas suas raízes, causa da sua existência. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de semana.

Espetáculo Principal de Gala a 1 de Agosto de 2015 na Relva


PROGRAMA



19:30 Horas – Cerimónia de entrega de lembranças no Centro Cívico e Cultural

20:00 Horas – Concentração no Centro Cívico e Cultural da Relva – Todos os Grupos participantes

20:30 Horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. Da Igreja

21:00 Horas – Abertura do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico

21:15 Horas – Início do XXIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, com a participação dos seguintes Grupos:

- Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento
- Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada
- Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival, Vila Nova de Gaia, Douro Litoral
- Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau
- Grupo Folclórico de São Paulo, Ribeira Quente
- Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça ,Porto Formoso
- Grupo de Pauliteiros, Miranda do Douro Nordeste Transmontano
- Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva

24:00 Horas – Encerramento, seguindo-se convívio, no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves



Organização Junta de Freguesia da Relva Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva






Sem comentários: