sexta-feira, 31 de julho de 2015

Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira do Faial

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação de duas empreitadas com vista à proteção e requalificação da orla costeira da ilha do Faial.

Segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, uma das intervenções irá “reforçar a proteção costeira do Forte de São Sebastião, em Porto Pim, incidindo na reparação de zonas infra escavadas e na realização de uma proteção em enrocamento aderente à muralha”.

As obras junto ao Forte de São Sebastião, que terão em conta “o enquadramento paisagístico e patrimonial”, representam um investimento na ordem dos 83 mil euros, tendo um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos.

A outra empreitada prevista para a ilha do Faial, consiste na proteção costeira e na requalificação do Porto da Feteira, designadamente, “na reparação estrutural do cais em betão e no reperfilamento do porto e do prisma de calhau rolado”.

“Estas obras, que representam um investimento de 18 mil euros, vão permitir melhorar a operacionalidade e as condições de segurança deste portinho”, refere Filipe Porteiro, acrescentando que está previsto um prazo de execução de 30 dias após consignação.

O Governo dos Açores tem previstas intervenções de proteção da orla costeira e consolidação de arribas em várias ilhas do arquipélago como parte da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.



GaCS

Sem comentários: