quinta-feira, 16 de julho de 2015

Governo tem em curso intervenções em ribeiras dos Açores no valor de 5 ME, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, no Pilar da Bretanha, em S. Miguel, o investimento público que está a ser executado em quase todo o arquipélago ao nível das ribeiras, que ascende a cerca de cinco milhões de euros, tendo em vista garantir a segurança de pessoas e bens.

Luís Neto Viveiros falava na cerimónia de apresentação do projeto de intervenção na Grota da Areia e de assinatura do auto de consignação da empreitada, no valor de cerca de 400 mil euros, que tem um prazo de execução de 180 dias.

Para o Secretário Regional, o investimento na manutenção, limpeza e obras em ribeiras evidencia a “preocupação” do Executivo nesta área.

A obra a realizar na Grota da Areia visa evitar a ocorrência de situações como a que aconteceu em 2012, na sequência de chuvas intensas, que provocou prejuízos em moradias e vias, além de colocar outras em risco.

A Grota da Areia, situada na Freguesia de Pilar da Bretanha, Concelho de Ponta Delgada, é um curso de água não permanente que nasce numa zona de pastagens a montante do Salto dos Queimados e tem uma extensão de 1.350 metros.

Luís Neto Viveiros destacou a importância da cooperação com o poder local, salientando que a rede hidrográfica dos Açores tem cerca de 7.000 quilómetros e está distribuída por mais de 700 bacias hidrográficas.

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente desde 2012 que realiza anualmente o levantamento do estado das ribeiras, sinalizando eventuais situações de risco que espelha num relatório disponibilizado online, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-drotrh/conteudos/livres/Avaliação+do+estado+dos+cursos+de+água+nos+Açores.htm

Na sua intervenção, Neto Viveiros destacou ainda o reforço de meios afetos a esta área, referindo-se aos cerca de 300 colaboradores da Direção Regional do Ambiente, entre operacionais, técnicos dos serviços de Recursos Hídricos e dos serviços de Ambiente de ilha e Vigilantes da Natureza, que estão todos os dias no terreno, desenvolvendo uma ação que elogiou publicamente.

Anexos:
2015.07.16-SRAA-IntervençãoGrotaAreia .mp3

GaCS

Sem comentários: